CBSurf

Aéreos arrancam as maiores notas no CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

Mathias Ramos fez os recordes da sexta-feira na Praia de Regência e a campeã brasileira Juliana dos Santos também se destacou na Reserva Nacional de Surf de Linhares

19.09.2025  |  476 visualizações

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MAIS FOTOS DA SEXTA-FEIRA

REGÊNCIA, Linhares / ES (Sexta-feira, 19 de setembro) - A “Reserva Nacional de Surf” de Regência fez a sua estreia oficial no calendário da Confederação Brasileira de Surf nesta sexta-feira em Linhares, litoral norte do Espírito Santo. O JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro está acontecendo na Reserva Biológica de Comboios e foi iniciado com duas rodadas da categoria masculina e a primeira fase feminina. Apesar da Praia de Regência ser famosa por seus tubos perfeitos, as manobras aéreas arrancaram as maiores notas e o recordista do dia foi o cearense Mathias Ramos, com nota 8,67 e 13,34 pontos. A campeã brasileira Juliana dos Santos também se destacou na abertura da sexta etapa da Taça Brasil 2025, que prossegue até domingo, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

     Os recordes do CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro apresentado por JISK foram estabelecidos no penúltimo confronto da sexta-feira, no 21.o dos 22 realizados no primeiro dia na Reserva Nacional de Surf do estado do Espírito Santo. Logo no início da bateria, Mathias Ramos usou a direção do vento para voar alto nas direitas de Regência, fazer o giro no ar e completar o aéreo reverse de frontside, jogando a rabeta bem alto com natural grab para aterrissar com perfeição. Os juízes deram nota 8,67, que somou com 4,67 numa onda menor finalizada com outro aéreo, para totalizar 13,34 pontos.

     “Estou contente de ter passado mais essa bateria e a estratégia foi a mesma da primeira”, disse Mathias Ramos. “Quando eu vi o ventão ir na boca da direita, não deu outra. Consegui achar na primeira onda pra fazer esse 8,67 e to amarradão, feliz de ter feito uma boa bateria contra o Samuel Igo e a galera da novíssima geração. Só quero aproveitar o momento agora e descansar, porque amanhã tem mais. Esse lugar é muito especial, estou feliz por hoje e simbora pra próxima”.

     Mathias Ramos já havia estreado com vitória na primeira fase e ganhou um óculos da Apolo Eyewear de prêmio, por ter feito a maior nota do dia contra o paraibano Samuel Igo, o capixaba Eric Grattz e o carioca Igor Shibata. O cearense bateu todos os recordes da sexta-feira, com os 13,34 pontos ultrapassando os 12,17 que o capixaba Rodrigo Cardoso tinha registrado duas baterias antes e o 8,67 superando a nota 8,00 do carioca Petrus Dantas, também com um aéreo nas direitas de Regência, só que de backside no primeiro confronto da segunda fase.

     “É a minha primeira vez aqui em Regência e estou muito feliz de ter passado essa bateria com o meu tio, Pablo (Paulino)”, disse Petrus Dantas, de apenas 15 anos de idade. “Muito feliz de ter disputado a bateria com ele, foi muito irado. Eu sou local da Praia da Macumba, lá tem boas ondas também e quero agradecer meus patrocinadores e meu pai também, que tá lá em casa torcendo pra mim, meu irmão que vibrou na areia, a galera toda. É isso aí, vamo pra cima na terceira fase”.

     Na terceira fase, Petrus e o seu irmão, Gabriel Dantas, vão enfrentar os dois primeiros cabeças de chave que já irão estrear nas oitavas de final do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro, o paulista Luan Carvalho top-10 do ranking e o paranaense da nova geração, Anuar Chiah. O cearense Pablo Paulino, tio do Petrus Dantas que passou junto com ele, tem dois títulos mundiais da categoria Pro Junior e venceu a primeira bateria da Confederação Brasileira de Surf disputada nas ondas da Reserva Nacional de Surf de Regência.

SURFISTAS CAPIXABAS NAS OITAVAS DE FINAL DO WS REGÊNCIA SURF PRO

     Nessa bateria que abriu a sexta-feira, foi o irmão do Petrus, Gabriel Dantas, que avançou junto com o tio, Pablo Paulino, eliminando o paulista Alax Soares e o capixaba Guilherme Carvalho. Na segunda bateria, veio a primeira vitória do Espírito Santo com João Cypriano, sobre Petrus Dantas e o gaúcho Giovani da Silva. João Cypriano foi o único capixaba que passou na primeira fase.

     Na segunda rodada de oito baterias, estrearam mais oito pré-classificados pelo ranking estadual da Federação de Surf do Espírito Santo. João Cypriano venceu sua bateria de novo e mais dois avançaram para enfrentar os cabeças de chave nas oitavas de final do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro, Rodrigo Cardoso e o bicampeão brasileiro Krystian Kymerson.

IGUALDADE PARA HOMENS E MULHERES NA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SURF

     Os campeonatos da Confederação Brasileira de Surf são todos realizados com o princípio da igualdade de gêneros. Mas, além da premiação ser a mesma para homens e mulheres, a novidade este ano foi estender essa igualdade também para a competição, intercalando uma fase masculina sempre seguida por uma feminina. Na sexta-feira, a rodada inicial das meninas aconteceu entre a primeira e a segunda fase masculina. E elas estrearam já disputando classificação para as quartas de final do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro.

     A principal atração da categoria feminina, é a participação da atual campeã brasileira Juliana dos Santos. A cearense veio direto de El Salvador, onde estava defendendo o país na Seleção Brasileira de Surf no ISA World Surfing Games, encerrado no domingo. Ela não vinha achando boas ondas na bateria, mas no final encontrou uma esquerda que formou a junção para atacar forte de frontside. Com a nota 6,40 que recebeu, Juliana dos Santos saltou do último para o primeiro lugar. A carioca Julia Duarte acabou avançando em segundo, eliminando a jovem carioca Lanay Thompson.

     “Estou muito feliz de estar em Regência. É a minha primeira vez aqui e estou com uma galera especial que me passa uma energia muito boa”, disse Juliana dos Santos. “É muito importante estar com pessoas com a vibe positiva e isso reflete na bateria. O mar tá difícil, o vento tá forte, tem uma correnteza também, mas tem umas ondas. Aqui é um lugar de tubos, mas tive que fazer uma onda de manobra mesmo. Graças a Deus, consegui fazer a maior nota e estou feliz de ter avançado”.

     A atual campeã brasileira agora vai enfrentar a campeã paulista Sol Carrion e a campeã catarinense Maria Autuori na terceira quarta de final do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro. Juliana dos Santos é a única que pode tirar a liderança no ranking da paulista Julia Nicanor, que não foi competir em Linhares. A cearense já ficou na primeira posição quando venceu a segunda etapa da Taça Brasil esse ano, em Itacaré, na Bahia. Mas, a paulista retomou a ponta em Baía Formosa (RN).

VAGAS NA ELITE NACIONAL DA CBSURF NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2026

     O ranking da Taça Brasil classifica 8 homens e 4 mulheres para a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026. Uma delas estreou com vitória na primeira bateria feminina da sexta-feira na Praia de Regência, que terminou com Juliana Meneguel encabeçando uma dobradinha paulista com Maeva Guastalla. As duas barraram a jovem surfista de Búzios, Aysha Ratto, bicampeã brasileira da categoria Sub-18 da CBSurf em 2024 e 2025.

     “Estou muito feliz com o resultado da bateria, deu tudo certo e toda honra e toda glória a Deus”, disse Juliana Meneguel. “Quero agradecer meus patrocinadores, minha família, toda a equipe e meus amigos que ficaram na torcida. A gente esperava que o mar estivesse tubular, mas treinamos o ano inteiro pra competir em qualquer situação, qualquer tipo de mar. Então botei pra baixo, remei com vontade, consegui fazer um high-score (nota alta) e estou muito feliz com o resultado”.

SEGUNDA ETAPA DA TAÇA BRASIL 2025 EM RESERVA NACIONAL DE SURF

     Regência é uma das quatro praias do país a receber o título de “Reserva Nacional de Surf”, das organizações ambientais “Conservação Internacional (CI-Brasil)” e “Instituto Aprender Ecologia”. A Confederação Brasileira de Surf é reconhecida como a entidade oficial do esporte no país pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e já realizou uma etapa da Taça Brasil em outra “Reserva Nacional de Surf” esse ano, da Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

     O JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro é uma realização da Federação de Surf do Espírito Santo (FESURF) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e suporte da Associação de Surf de Linhares (ASL) e Associação de Surf de Regência (ASR). Esta sexta etapa da Taça Brasil 2025 terá patrocínio de Monster Energy, B2 You, Sítio Belas Ondas e apoio da Prefeitura Municipal de Linhares, ICMBio, Subtil SS Surfwear, Vila Surf Shop, Bem Natural, Hortifruti, Calango Offroad, Natura Avon, Sal Marinho, Regência Mel de Cacau, AVA Sem Limites, Apolo Eyewear, Surf Guru e Fascinium Cervejaria.

------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

Mais informações no site www.cbsurf.org.br

Siga as mídias sociais da CBSurf:

Instagram: @cbsurfoficial

Canal do YouTube: CBSurfPLAY

------------------------------------------------------------------

PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL MS REGÊNCIA SURF PRO:

FASE 3 - OITAVAS DE FINAL - entrada dos 16 cabeças de chave da CBSurf:

----------- 3.o=17.o lugar (1.100 pts) e 4.o=25.o lugar (900 pts)

1.a: Luan Carvalho (SP) e Anuar Chiah (PR), Petrus Dantas (RJ), Gabriel Dantas (RJ)

2.a: Cauet Frazão (CE) e Rodrigo Saldanha (SP), João Cypriano (ES), Pablo Paulino (CE)

3.a: Guilherme Lemos (CE) e Ytalo Oliveira (CE), Sunny Oliveira (RJ), Junio Santos (BA)

4.a: Renan Pulga (SP) e Nathan Hereda (RJ), Denisson Santos (SP), Lysandro Leandro (RN)

5.a: Diego Aguiar (SP) e Pedro Neves (RJ), Rodrigo Cardoso (ES), Davi Sobrinho (CE)

6.a: Kayan Medeiros (RN) e Pedro Dib (SP), Krystian Kymerson (ES), Moiseis Eleoterio (RJ)

7.a: Rafael Teixeira (ES) e Cauã Nunes (PE), Mathias Ramos (CE), Derek Souza (SP)

8.a: John Muller (SP) e Diego Brigido (RJ), Jean Muniz (SE), Samuel Igo (PB)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS - 3.a=9.o lugar com 1.800 pontos:

1.a: Juliana Meneguel (SP), Sarah Ozorio (RJ), Paloma Olivero (RJ)

2.a: Anaelya de Lima (CE), Maeva Guastalla (SP), Aninha Dagostini (ES)

3.a: Juliana dos Santos (CE), Maria Autuori (SC), Sol Carrion (SP)

4.a: Mayara Zampieri (SP), Julia Duarte (RJ), Alice Pitanga (ES)

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NA PRAIA DE REGÊNCIA:

PRIMEIRA FASE - 3.o=49.o lugar (500 pontos) e 4.o=57.o lugar (450 pts):

1.a: 1-Pablo Paulino (CE), 2-Gabriel Dantas (RJ), 3-Alax Soares (SP), 4-Guilherme Carvalho (ES)

2.a: 1-João Cypriano (ES), 2-Petrus Dantas (RJ), 3-Giovani da Silva (RS)

3.a: 1-Lysandro Leandro (RN), 2-Denisson Santos (SP), 3-Felipe Alves (CE), 4-Felipe Lacerda (ES)

4.a: 1-Saullo Marques (BA), 2-Sunny Oliveira (RJ), 3-Pedro Ferreira (SP), 4-Weverson Pessoti (ES)

5.a: 1-Vicente Ferreira (RJ), 2-Kaue Daniel (SP), 3-Alexandre Oliveira (ES)

6.a: 1-Davi Sobrinho (CE), 2-Moiseis Eleoterio (RJ), 3-Kauai Marinho (RJ)

7.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Derek Souza (SP), 3-Lucas di Giorgi (SP)

8.a: 1-Michel Demetrio (SC), 2-Igor Shibata (RJ), 3-Marcelo Ribeiro (RJ)

PRIMEIRA FASE FEMININA - 1.a e 2.a avançam para as Quartas de Final:

-----------  3.a=13.o lugar (1.700 pts) e 4.a=19.o lugar (1.000 pts)

1.a: 1-Juliana Meneguel (SP), 2-Maeva Guastalla (SP), 3-Aysha Ratto (RJ)

2.a: 1-Anaelya de Lima (CE), 2-Sarah Ozorio (RJ), w.o-Leticia Calleia (RJ)

3.a: 1-Paloma Olivero (RJ), 2-Aninha Dagostini (ES), 3-Laiz Costa (CE)

4.a: 1-Juliana dos Santos (CE), 2-Julia Duarte (RJ), 3-Lanay Thompson (RJ)

5.a: 1-Mayara Zampieri (SP), 2-Sol Carrion (SP), 3-Kauanny de Souza (SC)

6.a: 1-Maria Autuori (SC), 2-Alice Pitanga (ES), w.o-Carol Bastides (SP)

SEGUNDA FASE - 3.o=33.o lugar (800 pts) e 4.o=41.o lugar (650 pts):

1.a: 1-Petrus Dantas (RJ), 2-Pablo Paulino (CE), 3-Douglas Noronha (SP), 4-Isaac Correa (ES)

2.a: 1-João Cypriano (ES), 2-Gabriel Dantas (RJ), 3-Benito Dagostini (ES), 4-Caique Gomes (RJ)

3.a: 1-Sunny Oliveira (RJ), 2-Lysandro Leandro (RN), 3-Luiz F. Neiva (ES), 4-Caio Knappi (RJ)

4.a: 1-Denissson Santos (SP), 2-Junio Santos (BA), 3-Saullo Marques (BA), 4-Kaleb Henrique (ES)

5.a: 1-Rodrigo Cardoso (ES), 2-Moiseis Eleoterio (RJ), 3-Vicente Ferreira (RJ), w.o-Noah Machado (SC)

6.a: 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Davi Sobrinho (ES), 3-Kaue Daniel (SP), 4-Natan Brandão (SP)

7.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Samuel Igo (PB), 3-Eric Grattz (ES), 4-Igor Shibata (RJ)

8.a: 1-Jean Muniz (SE), 2-Derek Souza (SP), 3-Michel Demetrio (SC), 4-Ian Fiorot (ES)

------------------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.

Leia também...
02.10.2025

JISK apresenta o Campeonato Brasileiro de Parasurf que será disputado até domingo na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco

01.10.2025

JISK apresenta o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf que será disputado até domingo em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca

30.09.2025

A Reserva Mundial de Surf estreia no calendário da Confederação Brasileira de Surf fechando a Taça Brasil 2025 nos dias 27 de outubro a 2 de novembro

26.09.2025

É a terceira vez que o município do Ipojuca vai sediar o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf na Praia do Borete em Porto de Galinhas