CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MAIS FOTOS DO PARASURF
PORTO DE GALINHAS, Ipojuca / PE (Quarta-feira, 1 de outubro) - JISK apresenta o Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025 no município do Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Este é um dos eventos mais especiais da Confederação Brasileira de Surf e pela terceira vez será realizado na Alameda do Surf na Praia do Borete, em Porto de Galinhas. Pessoas com deficiência que são grandes exemplos de superação, vão se apresentar a partir desta quinta-feira até domingo, quando serão conhecidos os campeões e campeãs brasileiras em doze categorias. O campeonato também vale como seletiva para o Mundial de Parasurf da ISA (International Surfing Association) e será transmitido ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Na quinta-feira, os atletas serão classificados pelos doutores Anderson e Sandro nas respectivas categorias, conforme o regulamento da ISA. Todos também serão apresentados para a equipe de fisioterapia da instituição de ensino superior UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau), um dos apoiadores do JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf. Depois, os atletas terão a oportunidade de realizar treinos de reconhecimento nas ondas da Praia do Borete no primeiro dia, com acompanhamento dos instrutores e toda a equipe de segurança.
Na sexta-feira, acontece a abertura oficial do Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf, às 9h00 com presença de autoridades, execução do hino nacional, hasteamento da bandeira do Brasil. Em seguida, serão iniciadas as competições das doze modalidades em disputa. O evento já está se tornando uma tradição em Ipojuca, sempre contando com total apoio da Prefeitura Municipal, bem como da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte do Governo Federal e do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Esportes.
“O Governo de Pernambuco chega junto do Campeonato Brasileiro de Parasurf, que acontece pela terceira vez na Praia do Borete, no nosso município do Ipojuca”, destaca Ivete Lacerda, da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de Pernambuco. “Pernambuco já tem um forte legado no esporte paralímpico, que é uma demonstração realmente de superação desses atletas. Nesse evento, estão os atletas que vão representar o país no Campeonato Mundial, então é uma realização para nós, manter essa parceria com a CBSurf. O Governo Estadual está sempre contemplando os atletas paralímpicos, apoiando este evento da modalidade que vem crescendo a cada ano. Temos o maior prazer de incentivar o Parasurf e parabéns aos atletas pela superação para competir em alto nível”.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARASURF COM ESTRELAS MUNDIAIS
Desde 2022, quando Teco Padaratz foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Surf, reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela International Surfing Association (ISA), como a entidade oficial para administração do surf no país, os campeonatos brasileiros de Parasurf vem acontecendo a cada ano. O resultado deste trabalho é a coleção de títulos mundiais conquistados, com destaque para o heptacampeão Fellipe Kizu e o tetracampeão Alcino Pirata.
A lista tem também dois tricampeões, Figue Diel e o Davizinho, e quatro bicampeões, o pernambucano Roberto Pino e Rafael Lueders, Mark Richards e Henrique Saraiva. Outro brasileiro que já conquistou título mundial na ISA foi o Luciano “Nem” Silveira. Estas são algumas estrelas que estarão no Campeonato Brasileiro de Parasurf apresentado por JISK no município do Ipojuca, nas mesmas ondas da Praia do Borete, onde neste ano aconteceu a abertura do CBSurf Dream Tour 2025 e foi decidido os títulos brasileiros das categorias de base.
DOZE CATEGORIAS OU CLASSES FUNCIONAIS DA MODALIDADE PARASURF
Agora será a vez de conhecer os campeões nas doze categorias ou classes funcionais do Parasurf. Nas modalidades PS-S1, PS-2 e PS-3, competem atletas que surfam em pé. A PS-S1 é a dos surfistas com deficiência na parte superior do corpo e de baixa estatura, como o já tricampeão brasileiro Roberto Pino, portador de nanismo. A PS-S2 é a dos atletas com comprometimento da parte inferior abaixo do joelho. E a PS-S3 dos que também tem comprometimento na parte inferior, mas acima do joelho.
Quem surfa de joelhos ou sentados, compete na classe PS-Knell, ou PS-Sit se não precisar de assistência para remar ou voltar para a prancha. Para quem surfa de bruços, ou decúbito ventral, a modalidade é PS-Prone 1 ou PS-Prone 2 se precisar de ajuda para remar. As categorias dos deficientes visuais completam a lista de modalidades que o Campeonato Brasileiro de Parasurf classifica para o Mundial. A PS VI-1 é para quem tem cegueira total e a PS VI-2 com cegueira parcial.
A Confederação Brasileira de Surf ainda inclui três modalidades que não são disputadas no Mundial da ISA. Uma é a dos competidores com Síndrome de Down, que o carioca Gabriel Paiva e a paulista Jade Lie venceram os títulos brasileiros no ano passado. Outra é a dos surfistas com Autismo, que os campeões foram o carioca Thiago Gama e a cearense Ana Cordeiro. A terceira modalidade é para atletas com surdez, categoria vencida pela capixaba Aline Lopes em 2024. A CBSurf ainda premiou o carioca Kauã Caldas com o título de campeão Inclusivo, por não se encaixar em nenhuma categoria.
O JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf é uma realização da Confederação Brasileira de Surf com patrocínio da Prefeitura Municipal do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes, do Governo do Estado de Pernambuco pela Secretaria de Esportes e do Ministério do Esporte do Governo Federal e tem apoio da UNINASSAU, Federação Pernambucana de Surf, Monster Energy, Rodas da Liberdade, Surfland Brasil, parafinas Fu-Wax, Pousada Maresia e Atual Proteção Veicular.
CAMPEÕES BRASILEIROS DO CBSURF PARASURF 2024:
PS-S1: ROBERTO PINO (PE) e LARA PINO (PE)
PS-S2: RAFAEL LUEDERS (SC) e MALU MENDES (SP)
PS-S3: ICARO LASAS (ES) e ROCHELE SILVA (CE)
PS-Kneel: JOÃO ENERGIA (SC) e VERA QUARESMA (SC)
PS-Prone 1: CLEUSON SOARES (PB) e MARIA DO SOL (SC)
PS-Prone 2: DAVI AGUIAR (RJ) e MONIQUE OLIVEIRA (RJ)
PS VI-1: FIGUE DIEL (SC) e INGRID MEDINA (SC)
PS VI-2: MIGUEL FLAVIO (SP) e MARIANA BUSNELLO (SC)
Down: GABRIEL PAIVA (RJ) e JADE LIE (SP)
Autismo: THIAGO GAMA (RJ) e ANA CORDEIRO (CE)
Surdez: ALINE LOPES (ES)
Inclusivo: KAUÃ CALDAS (RJ)
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
JISK apresenta o Campeonato Brasileiro de Parasurf que será disputado até domingo na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco
A Reserva Mundial de Surf estreia no calendário da Confederação Brasileira de Surf fechando a Taça Brasil 2025 nos dias 27 de outubro a 2 de novembro
É a terceira vez que o município do Ipojuca vai sediar o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf na Praia do Borete em Porto de Galinhas
As etapas da Taça Brasil em Torres (RS) e na Guarda do Embaú (SC) e o CBSurf Dream Tour de 1 milhão de reais em Florianópolis vão fechar a temporada