MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO DO EVENTO CLICANDO AQUI
GUARDA DO EMBAÚ, Palhoça / SC (Terça-feira, 30 de setembro) - Com participação do presidente da Confederação Brasileira de Surf, Teco Padaratz, do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, da prefeita de Paulo Lopes, Fernanda Rodrigues Leite, além de outras autoridades e patrocinadores, foi realizada na segunda-feira no Shopping Via Catarina, uma cerimônia de lançamento do Secretaria de Turismo da Prefeitura de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. A estreia da única Reserva Mundial de Surf do país no calendário da CBSurf, com o primeiro campeonato a nível nacional neste santuário ecológico nos municípios de Palhoça e Paulo Lopes, vai fechar a Taça Brasil 2025 nos dias 27 de outubro a 2 de novembro na Guarda do Embaú.
Na apresentação do lançamento do evento, foi destacado que em Palhoça, o esporte se conecta com a cultura, o turismo e a identidade da cidade, e que a Guarda do Embaú, uma das mais belas praias do Brasil, um patrimônio mundial do surfe, vai sediar a última etapa da Taça Brasil 2025 em um cenário único, que une Natureza exuberante com esporte de alto rendimento. No Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Palhoça, serão decididos os títulos brasileiros da Taça Brasil 2025 e finalizada a relação dos 8 homens e 4 mulheres classificados para a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026.
A Guarda do Embaú é localizada nas cidades de Palhoça e Paulo Lopes. O único acesso para a praia é por Palhoça, onde está a vila da Guarda, mas as ondas quebram em Paulo Lopes, do outro lado do rio que limita as duas cidades. Na cerimônia de lançamento, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, ficou ao lado da prefeita de Paulo Lopes, Fernanda Rodrigues Leite. Além deles, subiram ao palco o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Teco Padaratz, o presidente da Federação Catarinense de Surf, Renato Melo, o presidente da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e também ex-surfista profissional Amauri “Piu” Pereira.
Também prestigiaram o lançamento do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, o Secretário de Turismo de Palhoça, Alberto Prim, João Carlos Amândio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Palhoça, Vitor Dias representando os vereadores de Palhoça, Amaro Junior superintendente da Região Sul de Palhoça, Alex Schwabe da AEGEA Águas de Palhoça, Matheus Franz diretor de marketing da Mini Kalzone, Swell Henrique representando os surfistas da Guarda do Embaú e Luciane dos Santos, mãe do surfista Ricardo dos Santos assassinado 10 anos atrás em frente à sua casa na Guarda, que será homenageado nos troféus dos finalistas do evento.
UNIÃO DAS CIDADES DE PALHOÇA E PAULO LOPES NA ESTREIA DA GUARDA DO EMBAÚ
Teco Padaratz e o prefeito Eduardo Freccia, destacaram a presença da prefeita de Paulo Lopes, Fernanda Rodrigues Leite, apoiando a realização do evento na praia que une as duas cidades. “Eu quero cumprimentar nossa prefeita, Fernanda, dizer que muito nos orgulha dividir a Guarda do Embaú com Paulo Lopes. Porque não seria a Guarda se não fosse dessa forma, se não tivesse o rio separando as ondas da vila, toda a questão do romantismo, de atravessar de barquinho, de fazer aquele caminho de ida e volta. A Guarda não seria o que é se não fosse isso, não existiria um sem o outro”, disse o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Teco Padaratz também enalteceu o fato da união das duas cidades para o sucesso do evento inédito na Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú: “Eu já fui promotor de vários eventos em inúmeros lugares. Já consegui botar duas cervejas competidoras no mesmo evento, duas marcas de surf concorrentes, mas é a primeira vez que teremos duas prefeituras em um mesmo evento. Isso deve servir de exemplo pro Brasil inteiro, que aqui estamos celebrando a união, não a separação. É esse o exemplo que a Palhoça e Paulo Lopes estão dando pra gente”.
TECO PADARATZ DESTACA MUITA RESPONSABILIDADE EM UM LUGAR ESPECIAL
“Fazer um campeonato na Guarda do Embaú, esse santuário que é para nós e está situada nas duas cidades, além de uma honra, além de um sonho sendo realizado, é uma responsabilidade muito grande”, destaca Teco Padaratz. “Nós teremos três motivos especiais de grande responsabilidade, que é preservar e respeitar a APA da Baleia Franca, respeitar a Reserva do Tabuleiro e respeitar a Reserva Mundial de Surf. Não é uma praia qualquer, então ter todas essas lideranças juntas em um mesmo propósito, me deixa tranquilo, sereno, em saber que terá gente cuidando do que estaremos fazendo lá. Espero que a gente possa dar exemplo para outras praias do Brasil, poderem aprender a olhar diferente para um campeonato de surf”.
Teco Padaratz ressaltou todo o empenho do presidente da Federação Catarinense, Renato Melo, para a realização deste campeonato inédito na Guarda do Embaú e já prometeu a reedição do evento com um nível bem maior em 2026: “No ano que vem, a gente já está aqui conversando, a Confederação vai aportar muito mais para transformar esse evento em algo muito maior no Circuito Brasileiro. E podemos pensar em fazer até um pré-olímpico, já ganhando conotação internacional. E isso através da CBSurf, da ISA que é a Associação Mundial que lida com o Comitê Olímpico, então isso não está fora do nosso radar. Um pré-olímpico na Guarda ia ser o sonho de qualquer surfista do mundo, de tentar sua vaga na Olimpíada em um lugar como a Guarda do Embaú”.
EMPENHO PESSOAL DO PREFEITO DE PALHOÇA PARA A ESTREIA NA CBSURF
O prefeito Eduardo Freccia falou sobre a importância de um evento desta magnitude para a cidade: “Quero cumprimentar todas as autoridades aqui, através do Vitor Dias nosso vereador, porque para fazer esse evento, a gente teve que ter um aporte financeiro e foi preciso pedir autorização da Câmara para isso. E foi uma aprovação unanime de todos os 21 vereadores, que apoiaram esse evento, apoiaram a iniciativa, porque sabem o quanto isso é importante para o município. Eu lembro o dia que a gente sentou e falei que só vou fazer esse evento, se me garantirem que vamos fazer nos outros anos também, que não seria um evento de uma edição só”.
O prefeito também destacou o apoio recebido para a concretização do primeiro campeonato de surf a nível nacional na Guarda do Embaú: “Temos que agradecer os parceiros para que isso aconteça, porque ninguém faz nada sozinho. Agradecer o Shopping Via Catarina, a AEGEA, a Mini Kalzone, a Fecasurf, a Confederação Brasileira, todos que fazem parte do evento. Mas, acima de tudo, agradecer cada morador e moradora, cada comerciante da Região Sul do município, que vai receber esse evento. Sou suspeito de falar da Guarda, adoro aquele lugar, se eu pudesse ficava lá direto, só que não posso. Mas, com certeza, do dia 27 de outubro a 2 de novembro, a sede do município será na Guarda do Embaú. Muito obrigado e parabéns a cada um que faz esse evento”.
PRESIDENTE DA FECASURF, RENATO MELO, AGORA SÓ AGUARDA PELAS ONDAS
O presidente da Federação Catarinense de Surf, Renato Melo, também comentou sobre o evento histórico na única Reserva Mundial de Surf do Brasil: “Agora é só esperar o swell entrar pra Guarda do Embaú mostrar todo o seu potencial e aí sim, acho que o Brasil e o mundo vão entender o porquê de todo esse esforço e essa energia para fazer um evento nessa pérola do nosso estado. A Guarda do Embaú é, realmente, um lugar diferenciado e já entra no calendário da Confederação Brasileira definindo os campeões da temporada da Taça Brasil”.
A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Catarinense de Surf e vai fechar a Taça Brasil 2025 com patrocínios da Prefeitura de Palhoça através da Secretaria de Turismo, Mini Kalzone, AEGEA Águas de Palhoça, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil e todo o suporte da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) e da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
TAÇA BRASIL 2025 DA CBSURF JÁ PASSOU POR SEIS ESTADOS DO PAÍS
A Confederação Brasileira de Surf já realizou seis etapas da Taça Brasil 2025 em seis estados do país. A batalha pelos títulos da divisão de acesso do Circuito Brasileiro e pelas vagas para a elite nacional de 2026 - 8 no ranking masculino e 4 no feminino - foi iniciada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A segunda etapa rolou em Itacaré na Bahia, a terceira na Reserva Nacional de Surf da Praia de Itamambuca, em Ubatuba, São Paulo, a quarta em Baía Formosa no Rio Grande do Norte, a quinta em Armação dos Búzios no Rio de Janeiro e a sexta na Reserva Nacional de Surf de Regência, em Linhares, Espírito Santo. A sétima será nos dias 23 a 26 de outubro em Torres, no Rio Grande do Sul, e a última marca a estreia da Guarda do Embaú, de 27 de outubro a 2 de novembro em Palhoça, Santa Catarina.
RANKING CBSURF TAÇA BRASIL 2025 - após 6 etapas:
(pontos dos 4 melhores resultados que são computados)
TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o: Diego Aguiar (SP) - 16.650 pontos
2.o: Israel Junior (RN) - 16.200
3.o: Yuri Gabryel (SC) - 15.500
4.o: Renan Pulga (SP) - 14.850
5.o: Marcos Correa (SP) - 14.800
6.o: Douglas Silva (PE) - 13.600
7.o: Alex Ribeiro (SP) - 12.000
8.o: Rafael Teixeira (ES) - 12.000
9.o: Rafael Barbosa (RN) - 12.000
10.o: Adauto Sena (RN) - 11.500
TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a: Juliana dos Santos (CE) - 20.150 pontos
2.a: Julia Nicanor (SP) - 18.450
3.a: Laiz Costa (CE) - 16.500
4.a: Silvana Lima (CE) - 16.000
5.a: Mayara Zampieri (SP) - 15.600
6.a: Juliana Meneguel (SP) - 15.000
7.a: Mariana Areno (RJ) - 14.550
8.a: Maria Autuori (SC) - 13.400
9.a: Aurora Ribeiro (SP) - 12.900
10.a: Anaelya de Lima (CE) - 11.600
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
JISK apresenta o Campeonato Brasileiro de Parasurf que será disputado até domingo na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco
JISK apresenta o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf que será disputado até domingo em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca
É a terceira vez que o município do Ipojuca vai sediar o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf na Praia do Borete em Porto de Galinhas
As etapas da Taça Brasil em Torres (RS) e na Guarda do Embaú (SC) e o CBSurf Dream Tour de 1 milhão de reais em Florianópolis vão fechar a temporada