CBSurf

JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf na próxima semana em Pernambuco

É a terceira vez que o município do Ipojuca vai sediar o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf na Praia do Borete em Porto de Galinhas

26.09.2025  |  516 visualizações

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DOS ATLETAS DE PARASURF

Porto de Galinhas, Ipojuca / PE (Sexta-feira, 26 de setembro) - O JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025 vai acontecer pela terceira vez no município do Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Um dos eventos mais especiais da Confederação Brasileira de Surf, começa na próxima quinta-feira, 2 de outubro, com competidores de todo o país se apresentando até o domingo (5) nas ondas da Praia do Borete, em Porto de Galinhas. O Campeonato Brasileiro de Parasurf vem sendo realizado desde 2022, quando Teco Padaratz foi eleito presidente da CBSurf, reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), como a entidade máxima do surf no país.

     A competição também vale como seletiva para o Mundial de Parasurf da ISA (International Surfing Association) e será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube. O JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf é uma realização da Confederação Brasileira de Surf com patrocínio da Prefeitura Municipal do Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes, do Governo do Estado de Pernambuco pela Secretaria de Esportes e do Ministério do Esporte do Governo Federal e tem apoio da UNINASSAU, Federação Pernambucana de Surf, Monster Energy, Rodas da Liberdade, Surfland Brasil, Fu-Wax, Pousada Maresia e Atual Proteção Veicular.

     A International Surfing Association (ISA) é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), como a entidade oficial do Parasurf e a primeira competição mundial foi realizada em 2015. Desde então, a ISA vem incentivando seus países membros, a promover campeonatos de Parasurf. E a gestão da CBSurf iniciada em 2022 com Teco Padaratz na presidência, vem fazendo isso com muita atenção. O resultado é o Brasil colecionando títulos mundiais nas diversas classes funcionais e visuais do Parasurf nos últimos anos.

     Entre eles, destaque para Felipe “Kizu” com 7 títulos mundiais na sua modalidade. Tem também o Alcino Pirata tetracampeão, os tricampeões Figue Diel e Davi Teixeira, o Davizinho, os bicampeões Roberto Pino, Rafael Lueders, Mark Richards e Henrique Saraiva. Outros brasileiros que já festejaram títulos mundiais e devem participar do Campeonato Brasileiro de Parasurf apresentado por JISK em Ipojuca, são Luciano “Nem” Silveira e Henrique Saraiva.

     O pernambucano Roberto Pino é bicampeão mundial na modalidade PS-S1, para surfistas com baixa estatura, e vai buscar o tetracampeonato brasileiro na CBSurf. Portador de nanismo, ele compete há 13 anos e já vê a família trilhando o mesmo caminho. A sua filha mais nova, Lara, 16 anos, foi campeã brasileira junto com ele no ano passado. E o filho, Otávio Pino, 18 anos, já foi vice-campeão brasileiro três vezes, só não ganhando do pai ainda.

ATIVAÇÕES PROMOVIDAS PELA UNINASSAU DURANTE O EVENTO

     Além da competição, o JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf é uma verdadeira confraternização de pessoas com deficiência, cada uma possuindo uma história de superação, para seguir feliz, praticando um esporte. Entidades importantes nesse processo, como “Rodas da Liberdade” e “UNINASSAU”, estão entre os apoiadores da terceira edição do evento em Ipojuca.

     "Este evento vai muito além da competição esportiva. É uma celebração de superação e inclusão”, destaca Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da UNINASSAU. “É uma ótima oportunidade para os nossos alunos unirem teoria e prática com um apoio importante para a competição. Estaremos presentes de forma ativa, com nossos alunos de Fisioterapia oferecendo atendimentos e cuidados essenciais aos participantes. Para nós, é uma honra e um privilégio fazer parte do Campeonato Brasileiro de Parasurf".

     A UNINASSAU, sigla para Centro Universitário Maurício de Nassau, instituição privada de ensino superior, além dessas ações com os alunos de Fisioterapia, vai apresentar durante o evento, alguns projetos de responsabilidade social realizados pela entidade. Um é o “Bike Sem Barreiras” com bicicletas adaptadas para indivíduos com deficiência. Outro é a “Calçada Sensorial”, um convite para entender os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual. E o “Óculos da Embriaguez”, para alertar sobre os riscos do consumo de álcool e suas consequências na coordenação motora.

     O Campeonato Brasileiro de Parasurf realizado pela CBSurf, acontece sempre com a fundamental parceria da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte do Governo Federal, através do secretário Fábio Augusto Lima de Araújo. O evento também conta com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, representado por Ivete Lacerda da Secretaria de Esportes. E as três edições em Porto de Galinhas, receberam o importante suporte da Prefeitura Municipal do Ipojuca, com apoio constante de Deri Costa, da Secretaria Especial de Esportes.

CAMPEÕES BRASILEIROS DE PARASURF DE 2024 COROADOS EM PERNAMBUCO

     O JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf vai decidir os campeões brasileiros de 2025 e as classificações para o Mundial da ISA, que será disputado entre os dias 2 e 7 de novembro em Oceanside, na Califórnia, Estados Unidos. Entre os campeões brasileiros do ano passado, estão os pernambucanos Roberto Pino e Lara Pino, que ganharam os títulos na modalidade PS-S1. Na PS-S2, os títulos ficaram com o catarinense Rafael Lueders e a paulista Malu Mendes. No PS-S3, o capixaba Icaro Lasas e a cearense Rochele Silva foram os campeões de 2024.

     Quem também festejou títulos brasileiros em Pernambuco no ano passado, foram os catarinenses João Energia e Vera Quaresma no PS-Kneel, o paraibano Cleuson Soares e a catarinense Maria do Sol no PS-Prone 1, os cariocas Davi Aguiar e Monique Oliveira no PS-Prone 2, os catarinenses Figue Diel e Ingrid Medina no PS VI-1 e o paulista Miguel Flavio e a catarinense Mariana Busnello no PS VI-2. Nas modalidades incluídas pela CBSurf que não tem no Mundial da ISA, o carioca Gabriel Paiva e a paulista Jade Lie ganharam na categoria Down, o carioca Thiago Gama e a cearense Ana Cordeiro na Autismo, a capixaba Aline Lopes na Surdez e o carioca Kauã Caldas na categoria Inclusivo.

MODALIDADES E CLASSES ESPORTIVAS DO PARASURF

PS-S1: atletas com deficiência na parte superior do corpo ou baixa estatura que surfam em pé

PS-S2: atletas com comprometimento da parte inferior abaixo do joelho que surfam em pé

PS-S3: atletas com comprometimento da parte inferior acima do joelho que surfam em pé

PS-Sit: surfam sentados sem precisar de assistência remando e voltando para a prancha

PS-Kneel: surfam de joelhos ou sentados

PS-Prone 1: surfam em decúbito ventral

PS-Prone 2: surfam em decúbito ventral precisando de ajuda para remar

PS VI-1: surfistas com deficiência visual com cegueira total

PS VI-2: surfistas com deficiência visual com cegueira parcial

CAMPEÕES BRASILEIROS DO CBSURF PARASURF 2024:

PS-S1: ROBERTO PINO (PE) e LARA PINO (PE)

PS-S2: RAFAEL LUEDERS (SC) e MALU MENDES (SP)

PS-S3: ICARO LASAS (ES) e ROCHELE SILVA (CE)

PS-Kneel: JOÃO ENERGIA (SC) e VERA QUARESMA (SC)

PS-Prone 1: CLEUSON SOARES (PB) e MARIA DO SOL (SC)

PS-Prone 2: DAVI AGUIAR (RJ) e MONIQUE OLIVEIRA (RJ)

PS VI-1: FIGUE DIEL (SC) e INGRID MEDINA (SC)

PS VI-2: MIGUEL FLAVIO (SP) e MARIANA BUSNELLO (SC)

Down: GABRIEL PAIVA (RJ) e JADE LIE (SP)

Autismo: THIAGO GAMA (RJ) e ANA CORDEIRO (CE)

Surdez: ALINE LOPES (ES)

Inclusivo: KAUÃ CALDAS (RJ)

------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

João Carvalho - (48) 999-882-986

jbcsurfnews@hotmail.com

Mais informações no site www.cbsurf.org.br

Siga as mídias sociais da CBSurf:

Instagram: @cbsurfoficial

Canal do YouTube: CBSurfPLAY

------------------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.

Leia também...
02.10.2025

JISK apresenta o Campeonato Brasileiro de Parasurf que será disputado até domingo na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco

01.10.2025

JISK apresenta o Campeonato de Parasurf da Confederação Brasileira de Surf que será disputado até domingo em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca

30.09.2025

A Reserva Mundial de Surf estreia no calendário da Confederação Brasileira de Surf fechando a Taça Brasil 2025 nos dias 27 de outubro a 2 de novembro

24.09.2025

As etapas da Taça Brasil em Torres (RS) e na Guarda do Embaú (SC) e o CBSurf Dream Tour de 1 milhão de reais em Florianópolis vão fechar a temporada