CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa dá início a competição feminina na quinta-feira

Luan Ferreyra (PE)
(Lima Junior / Limagenspro)

Juliana dos Santos (CE)
(Lima Junior / Limagenspro)

Ana Lu Silva (PB)
(Lima Junior / Limagenspro)

Monik Santos (PE)
(Lima Junior / Limagenspro)

Sophia Gonçalves (SP)
(Lima Junior / Limagenspro)

A cearense Juliana dos Santos se destacou batendo o recorde de pontos da categoria na primeira onda que surfou no Rio Grande do Norte

25.05.2023  |  589 visualizações

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO

          O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baia Formosa deu a largada na competição feminina na quinta-feira e fechou a terceira fase masculina na cidade do atual campeão brasileiro Israel Junior e do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte. Entre as meninas, a cearense Juliana dos Santos se destacou, fazendo um novo recorde de 15,33 pontos na categoria feminina da Taça Brasil 2023. As surfistas que passaram pelas duas fases na quinta-feira, já vão disputar classificação para as quartas de final em Baía Formosa. Mas, a sexta-feira será iniciada às 6h00 pela quarta fase masculina, ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

          Juliana dos Santos é conhecida pelo seu “power surf”, devido à força que imprime nas manobras. Especialmente de backside, surfando de costas para as ondas, como nas do point break de direitas do Pontal de Baía Formosa. A cearense já estreou no CBSurf Pena Pro Baía Formosa destruindo a sua primeira onda, com uma série de batidas verticais e rasgadas abrindo grandes leques de água. Os juízes deram nota 9,00, a maior do dia. Depois, ela surfou outra onda boa para somar 6,33 no maior placar feminino do ano na Taça Brasil, 15,33 pontos.

          “A bateria foi irada. Eu entrei para pegar duas ondas boas e já consegui um high-score (nota alta) na primeira, de 9 pontos”, vibrou Juliana dos Santos. “Esse é o meu surfe de backside muito forte e depois consegui um 6,33 na minha segunda melhor onda. Estou muito feliz por ter pegado boas ondas para passar as baterias. Minha expectativa é das melhores para este campeonato e vamos com tudo, porque tem muita coisa para acontecer ainda”.

          Juliana dos Santos também falou sobre estar competindo em Baía Formosa e o trabalho da nova gestão da Confederação Brasileira de Surf, eleita no ano passado com Teco Padaratz na presidência e Paulo Moura e Brigitte Mayer na vice-presidência. O esporte voltou a ser valorizado no país, oferecendo premiações recordes nas duas divisões do Circuito Brasileiro implantadas em 2022, a principal com a estreia do milionário Dream Tour esse ano e a Taça Brasil classificando surfistas para a nova elite do surfe nacional.

          “Baía Formosa é um lugar especial pra mim”, disse Juliana dos Santos. “É a terra do Italo Ferreira, campeão mundial, campeão olímpico, então esse lugar tem uma energia incrível. Desde o primeiro dia que cheguei aqui, eu venho pegando essa energia pra mim, para poder aplicar nas baterias. E a CBSurf está de parabéns, fazendo um circuito brasileiro forte de novo e eventos incríveis como esse aqui. Nós, atletas, precisávamos disso e estou muito feliz”.

          Depois da estreia batendo o recorde de pontos da Taça Brasil 2023, ultrapassando os 14,74 da paraibana Nalanda Carvalho na primeira etapa em Pernambuco, Juliana dos Santos voltou ao mar na quinta-feira, para disputar a primeira bateria da segunda fase do CBSurf Pena Pro Baía Formosa. Ela conseguiu avançar para a rodada classificatória para as quartas de final, mas em segundo lugar no confronto vencido pela jovem paraibana Ana Lu Santos, de 16 anos.

          “Estou muito feliz por ter passado duas baterias já aqui e quero passar mais, até chegar na final e quebrar, então vamos com tudo”, prometeu a paraibana Ana Luiza, ou Ana Lu Silva. “O evento está irado e parabéns a CBSurf, ao Pena, por fazerem esse campeonato aqui nesse lugar. Eu já surfei bastante aqui em BF, só que fazia tempo que eu não vinha para cá. Mas já peguei altas ondinhas desde que eu cheguei e vamos pra cima, com tudo”.

          Ana Lu Silva foi uma das cinco surfistas que venceram as duas baterias que disputaram na quinta-feira em Baía Formosa. As outras foram a também paraibana Diana Cristina, a paranaense Nathalie Martins que tem um título de campeã sul-americana da World Surf League no currículo, a paulista Sophia Gonçalves e a pernambucana Monik Santos, campeã no ranking da primeira Taça Brasil da história em 2022. Monik também tem título de campeã brasileira e conseguiu a segunda maior nota do dia na sua segunda vitória, 7,50.

LÍDERES ELIMINADAS - A grande surpresa na abertura da competição feminina do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, foi a eliminação das líderes da Taça Brasil 2023. A carioca Julia Duarte, campeã da primeira etapa, finalizada no domingo em Ipojuca, Pernambuco, bem como a vice-campeã, a catarinense Kiany Hyakutake, perderam em terceiro lugar nas suas baterias da segunda fase e terminaram na 13.a colocação na etapa do Rio Grande do Norte.

          Ambas tinham se classificado em segundo nas suas estreias nas direitas do Pontal de Baía Formosa. Kiany passou junto com uma das invictas do dia, Sophia Gonçalves, na sexta bateria feminina da quinta-feira. E Julia também ficou em segundo no confronto seguinte, vencido por outra paulista, Naire Marquez. Depois, Kiany Hyakutake foi barrada pela paranaense Nathalie Martins e Naire Marquez, com Julia Duarte sendo eliminada por Sophia Gonçalves e outra paranaense, a jovem Luara Mandelli, que conseguiu a classificação no último minuto.

CATEGORIA MASCULINA - Nas oito baterias restantes da terceira fase masculina, que abriram a quinta-feira do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, um dos destaques foi o jovem pernambucano Luan Ferreyra, de apenas 16 anos de idade. Ele conseguiu a maior nota dos homens pela manhã, 8,33, para derrotar o catarinense Luiz Mendes e dois locais de Baía Formosa. A disputa pela segunda vaga para a próxima fase terminou com uma surpresa, com Deryck Vitor eliminando Gabriel Bruno, recordista do campeonato com 17,16 pontos.

          “Estou muito feliz por avançar na minha estreia aqui no Pena Pro em Baía Formosa”, disse Luan Ferreyra, um dos atletas patrocinados pela Pena. “As condições (do mar) estão difíceis, mas fiz uma estratégia de escolher só as ondas boas e deu certo. Só surfei minha primeira onda quando faltavam 11 minutos para terminar a bateria e fiz aquele 8,33. Estou feliz porque o evento está animal e quero parabenizar meu patrocinador, Pena, por fazer mais um campeonato absurdo de estrutura, premiação e vou tentar um bom resultado aqui”.

          Alguns surfistas de São Paulo também se destacaram nas ondas pequenas, porém com boa formação no point break de direitas do Pontal de BF. Renan Rodrigues venceu o segundo confronto do dia com uma nota 8,00 na sua melhor onda, a segunda maior da competição masculina na quinta-feira. Na disputa seguinte, Murillo Coura fez o maior somatório, 13,17 pontos, depois Renan Pulga também ganhou a sua bateria.

MAIORIA PAULISTA - Essas três vitórias garantiram a maioria paulista entre os 48 classificados de 11 estados do país, que vão disputar a quarta fase do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, a última com baterias formadas por quatro competidores. Dos surfistas que ainda seguem na busca do título desta segunda etapa da Taça Brasil, 13 são de São Paulo, 10 do Ceará, 7 do Rio Grande do Norte, 5 de Pernambuco, 4 de Santa Catarina, 3 da Paraíba, 2 da Bahia e apenas 1 do Rio de Janeiro, 1 do Paraná, 1 do Espírito Santo e 1 de Alagoas.

          Esta quarta fase vai abrir a sexta-feira, com o atual campeão brasileiro e local de Baía Formosa, Israel Junior, competindo na primeira bateria do dia, que será iniciada as 6h00. Ele vai enfrentar o paraibano José Francisco, o paulista Igor Moraes e o cearense Guilherme Lemos. Na segunda bateria, entram três surfistas do Rio Grande do Norte, o campeão panamericano Mateus Sena, Adauto Sena, Emanoel Tobias e o cearense Pedro Rian. E a batalha por vagas para a rodada classificatória para as oitavas de final, prossegue em mais dez baterias. Na sexta-feira, também terá as meninas disputando vagas para as quartas de final.

          O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com patrocínio da Pena e apoio da Prefeitura de Baía Formosa pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), da Surfland Brasil e parafinas Fu-Wax. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo cbsurf.org.br.

PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF PENA PRO BAÍA FORMOSA:

06h00: QUARTA FASE - 3.o=25.o lugar (1.800 pts) e 4.o=37.o lugar (1.400 pts):

1.a: Israel Junior (RN), Guilherme Lemos (CE), José Francisco (PB), Igor Moraes (SP)

2.a: Pedro Rian (CE), Adauto Sena (RN), Mateus Sena (RN), Emanoel Tobias (RN)

3.a: Ivan Silva (PE), Flavio Nakagima (SP), Alex Ribeiro (SP), Gustavo Ribeiro (SP)

4.a: Luel Felipe (PE), Lucas Bezerra (CE), Charlie Brown (CE), Flavio Galini (BA)

5.a: Sidney Guimarães (SP), Felipe Oliveira (SP), Eric Bahia (SP), Alex do Carmo (PE)

6.a: Alan Jhones (RN), Ytalo Oliveira (CE), Pedro Dib (SP), Deyvson Santos (RN)

7.a: Cauã Costa (CE), Uriel Sposaro (SC), Caio Costa (SP), Kaua Hanson (PB)

8.a: Lucas Vicente (SC), Krystian Kymerson (ES), Luan Carvalho (SP), Peterson Crisanto (PR)

9.a: Thiago Eduardo (CE), Leo Andrade (BA), Murillo Coura (SP), Luiz Demetrio (CE)

10: Renan Rodrigues (SP), Raoni Rocha (CE), Amando Tenorio (AL), Anderson Silva Pikachu (RJ)

11: Renan Pulga (SP), Alan Donato (PE), Luan Ferreyra (PE), Hedieferson Junior (SC)

12: Wallace Vasco (SC), Artur Silva (CE), Elivelton Santos (PB), Deryck Vitor (RN)

TERCEIRA FASE - 1.a e 2.a=Quartas de Final / 3.a=9.o lugar (3.600 pts):

1.a: Kemily Sampaio (SP), Ana Lu Silva (PB), Nathalie Martins (PR)

2.a: Juliana dos Santos (CE), Diana Cristina (PB), Naire Marquez (SP)

3.a: Sophia Gonçalves (SP), Alexia Monteiro (SC), Vitoria Carneiro (CE)

4.a: Monik Santos (PE), Luara Mandelli (PR), Potira Castaman (BA)

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NO PONTAL DE BAÍA FORMOSA:

TERCEIRA FASE - 3.o=49.o lugar (1.000 pts) e 4.o=73.o lugar (600 pts):

-------as 16 primeiras foram realizadas na quarta-feira

17: 1-Thiago Eduardo (CE), 2-Raoni Rocha (CE), 3-Junior Rocha (RN), 4-Luã da Silveira (SC)

18: 1-Renan Rodrigues (SP), 2-Leo Andrade (BA), 3-Diego Mendes (CE), 4-Pedro Araujo (SP)

19: 1-Murillo Coura (SP), 2-Anderson Silva Pikachu (RJ), 3-Vitor Gabriel (BA), 4-Kayki Araujo (SC)

20: 1-Amando Tenorio (AL), 2-Luiz Demetrio (CE), 3-Giovani Pontes (SP), 4-Marcus Cintra (CE)

21: 1-Renan Pulga (SP), 2-Artur Silva (CE), 3-Fellipe Ximenes (SC), 4-Lucas Ribas (RJ)

22: 1-Wallace Vasco (SC), 2-Alan Donato (PE), 3-Derek Souza (SP), 4-Glauciano Rodrigues (CE)

23: 1-Luan Ferreyra (PE), 2-Deryck Vitor (RN), 3-Luiz Mendes (SC), 4-Gabriel Bruno (RN)

24: 1-Elivelton Santos (PB), 2-Hedieferson Junior (SC), 3-Reginaldo Filho (PB), 4-Samuel Igo (PB)

PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=25.o lugar com 1.800 pontos:

1.a: 1-Ana Lu Silva (PB), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Kiany Cristina (SP)

2.a: 1-Taís Almeida (RJ), 2-Nalanda Carvalho (PB), 3-Natalie Plachi (SC)

3.a: 1-Juliana dos Santos (CE), 2-Nicole Santos (PE), 3-Carol Jardim (SP)

4.a: 1-Diana Cristina (PB), 2-Aysha Ratto (RJ), 3-Karol Ribeiro (RJ)

5.a: 1-Nathalie Martins (PR), 2-Luana Coutinho (SP), 3-Sarah Ozorio (RJ)

6.a: 1-Sophia Gonçalves (SP), 2-Kiany Hyakutake (SC), 3-Gabriely Queiroz (CE)

7.a: 1-Naire Marquez (SP), 2-Julia Duarte (RJ), 3-Laura Silva (CE)

8.a: 1-Luara Mandelli (PR), 2-Gabriela Teixeira (RJ), 3-Jessica Bianca (PR)

9.a: 1-Ariane Gomes (CE), 2-Potira Castaman (BA), 3-Jessica Santos (CE)

10: 1-Mayara Zampieri (SP), 2-Alexia Monteiro (SC), 3-Julia Santos (SP)

11: 1-Monik Santos (PE), 2-Vitoria Carneiro (CE), 3-Krystielle Kymerson (ES)

12: 1-Gabriely Vasque (PR), 2-Maria Eduarda Cesar (BA), 3-Lari Windy (SP)

SEGUNDA FASE - 3.a=13.o lugar (3.400 pts) e 4.a=19.o lugar (2.000 pts):

1.a: 1-Ana Lu Silva (PB), 2-Juliana dos Santos (CE), 3-Aysha Ratto (RJ), 4-Nalanda Carvalho (PB)

2.a: 1-Diana Cristina (PB), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Nicole Santos (PE), 4-Taís Almeida (RJ)

3.a: 1-Nathalie Martins (PR), 2-Naire Marquez (SP), 3-Kiany Hyakutake (SC), 4-Gabriela Teixeira (RJ)

4.a: 1-Sophia Gonçalves (SP), 2-Luara Mandelli (PR), 3-Julia Duarte (RJ), 4-Luana Coutinho (SP)

5.a: 1-Monik Santos (PE), 2-Alexia Monteiro (SC), 3-Ariane Gomes (CE), 4-Maria Eduarda (BA)

6.a: 1-Vitoria Carneiro (CE), 2-Potira Castaman (BA), 3-Gabriely Vasque (PR), 4-Mayara Zampieri (SP)

Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br

-----------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

JBC Notícias e Assessoria - João Carvalho

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

-----------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, além dos Circuitos Brasileiros do Surf de Base, de Ondas Grandes, do Longboard, da categoria Master, de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf, todos nas categorias masculina e feminina. Em 2022, a CBSurf iniciou uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, tendo como valor principal o de promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

Leia também...

27.05.2023

Sophia Gonçalves e Lucas Vicente vencem o CBSurf Pena Pro Baía Formosa no Rio Grande do Norte

A paulista e o catarinense derrotaram a paraibana Ana Lu Silva e o potiguar Deyvson Santos nas finais da segunda etapa da Taça Brasil 2023 no Pontal de BF

26.05.2023

CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa termina neste sábado no Rio Grande do Norte

Na sexta-feira de ondas perfeitas no Pontal de BF, o cearense Ytalo Oliveira ganhou a primeira nota 10 da Taça Brasil 2023 e Monik Santos fez um novo recorde de pontos

24.05.2023

Israel Junior estreia batendo recorde do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa

O atual campeão brasileiro ganhou a maior nota - 9,50 - e fez o maior somatório - 16,67 - da quarta-feira competindo em casa no Pontal de Baía Formosa

23.05.2023

Surfistas locais de BF se destacam na abertura do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa

Alan Jhones e Gabriel Bruno fizeram os recordes na terça-feira de boas ondas na cidade do campeão mundial Italo Ferreira no Rio Grande do Norte

Entre em contato