CLIQUE AQUI PARA BAIXAR FOTOS E VIDEOS DO EVENTO
O CBSurf Pena Pro Baía Formosa abriu a segunda etapa da Taça Brasil 2023 e os surfistas locais de BF se destacaram em casa, na cidade do campeão mundial Italo Ferreira no Rio Grande do Norte. Alan Jhones e Gabriel Bruno foram os recordistas da terça-feira nas boas ondas do Pontal, somando notas 9,00 e 9,33 nas vitórias por 16,17 e 17,16 pontos, respectivamente. Os potiguares fizeram as honras da casa, classificando 11 dos 12 surfistas que estrearam na primeira fase e com mais vitórias - 7 - nas 24 baterias. Depois, foram realizados os 9 primeiros confrontos da segunda fase, que prossegue nesta quarta-feira, a partir das 5h30, ao vivo de Baía Formosa pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Os primeiros recordes do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa foram registrados por Alan Jhones, na décima das 33 baterias disputadas na terça-feira no point break de direitas do Pontal, desde as 5h30 da madrugada até as 17h15. Alan foi o primeiro surfista de Baía Formosa a se destacar no cenário nacional, bem antes de surgir Italo Ferreira conquistando o título brasileiro profissional, o título mundial da WSL e se tornar o primeiro medalha de ouro da história do surfe nas Olimpíadas, ganhando até uma estátua na cidade.
Alan chegou a ser vice-campeão brasileiro, ganhou três títulos de campeão nordestino profissional, depois parou de competir. Decidiu se dedicar mais a família, se elegeu vereador de Baía Formosa, mas resolveu voltar ao surfe, especialmente após a entrada da nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf, eleita no ano passado com Teco Padaratz na presidência e Paulo Moura e Brigitte Mayer na vice-presidência. O esporte voltou a ser valorizado no país como merecia e Alan Jhones voltou a brilhar nas competições.
Ele é um dos atletas patrocinados pela Pena e começou com o pé direito em casa, estreando com as marcas a serem batidas no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Alan destruiu a primeira onda que surfou, mandando duas rasgadas muito fortes de frontside nas direitas do Pontal e mais uma na junção para finalizar. Os juízes deram nota 9,00, depois ele surfou só mais três ondas, aumentando o placar a cada apresentação. Trocou o 5,67 da segunda onda pelo 6,17 da terceira, depois pelo 7,17 da quarta, quando totalizou 16,17 pontos.
“Estou feliz que consegui avançar bem essa minha primeira bateria, com duas notas boas que me deram a classificação”, disse Alan Jhones. “O mar deu uma reagida legal hoje (terça-feira) e vai ter muito show de surfe aqui nessa semana. O Pena está de parabéns em realizar mais um evento top aqui em Baía Formosa e vamo que vamo. Competir em casa é sempre um prazer enorme, estar com a minha galera toda na praia. Eu já tenho grandes resultados aqui em Baía Formosa, então espero repetir o feito e sair com uma vitória aqui, se Deus quiser”.
As marcas de Alan Jhones só foram ultrapassadas 13 baterias depois, na penúltima da primeira fase, quando outro surfista local de BF, Gabriel Bruno, mostrou todo o seu conhecimento das direitas do Pontal. Ele escolheu as melhores ondas que entraram e atacou forte, variando batidas e rasgadas executadas com bastante pressão, lincando as manobras com uma velocidade impressionante. Gabriel registrou novos recordes no CBSurf Pena Pro Baía Formosa, 17,16 pontos somando notas 9,33 e 7,83 das suas melhores apresentações.
“A minha bateria foi boa, peguei um bom momento do mar, achei boas ondas e consegui fazer um 9,33, até agora a maior nota do evento”, destacou Gabriel Bruno. “Estou feliz, competir em casa é muito bom, com o apoio da galera toda aqui e é só manter o foco para as próximas baterias. Acredito que a galera local dá uma força a mais, a cada movimento a galera grita e estimula a gente dentro d´água. Espero seguir assim, achando boas ondas nas próximas”.
MAIORIA POTIGUAR - Entre os 180 inscritos na competição masculina do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, 102 de 15 estados do país já estrearam nas 33 baterias que rolaram na terça-feira de boas ondas no Pontal de BF. Foram 84 surfistas entrando na rodada inicial e mais 18 pré-classificados que estrearam nas 9 primeiras baterias da segunda fase. O Rio Grande do Norte conquistou 11 das 48 vagas disputadas na primeira fase e passou a ser maioria na segunda rodada de 24 baterias, quando entram mais 48 surfistas pré-classificados pelo ranking brasileiro.
A segunda fase começou com 20 potiguares competindo contra 17 paulistas, 13 catarinenses, 11 cearenses, 7 baianos, 6 pernambucanos, 5 paraibanos, 4 paranaenses, 4 sergipanos, 3 gaúchos, 2 cariocas, 2 capixabas, 1 alagoano e o único participante do Maranhão, Luiz Diniz, que estreou com vitória na terça-feira. Desse total de 96 competidores, 48 avançam para enfrentar os 48 principais cabeças de chave do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, os participantes mais bem colocados no ranking da Taça Brasil, que só estreiam na terceira e última rodada de 24 baterias.
A segunda fase já foi iniciada com uma dobradinha potiguar, de Kayan Medeiros e Rafael Barbosa sobre os cearenses Isaias Silva e Elton Melo. A participação dupla do Rio Grande do Norte aconteceu nas duas baterias seguintes, mas apenas um se classificou em cada. O paranaense Lucas Cainan ganhou a segunda, com Adauto Sena avançando em segundo lugar e Ryan Alexandre sendo eliminado. Na terceira, Madson Costa foi mais um potiguar que brilhou nas direitas do Pontal, vencendo por 15,84 pontos com uma nota 8,67. Mas, o local de BF, Leonardo Berbet, foi barrado pelo experiente paulista Robson Santos.
ESTRELAS NACIONAIS - Algumas estrelas do surfe nacional e até mundial, também estrearam no primeiro dia do CBSurf Pena Pro Baía Formosa, como Peterson Crisanto e Krystian Kymerson. O capixaba Krystian Kymerson já tem dois títulos de campeão brasileiro e competiu na 14.a bateria da primeira fase. Ele passou em segundo lugar, junto com o cearense Lailson Ferreira. Krystian tem boas lembranças da última vez que competiu em Baía Formosa.
“Estou muito feliz de ter avançado. Foi uma bateria bem difícil, não consegui achar boas ondas, mas graças a Deus, deu tudo certo”, disse Krystian Kymerson. “Baía Formosa é um lugar muito especial, eu gosto muito, tem uma onda alucinante. Eu já competi aqui em 2021, fiquei em segundo lugar na final e estou muito feliz em estar aqui novamente. Tomara que nas próximas baterias, eu consiga achar boas ondas para mostrar mais o meu surfe”.
Já o paranaense Peterson Crisanto, que em 2021 estava na seleção brasileira da elite mundial do CT, ainda não conhecia a cidade do campeão olímpico, Italo Ferreira, e do atual campeão brasileiro da CBSurf, Israel Junior. Ele estreou com vitória no confronto seguinte, derrotando o catarinense José Muniz, o cearense Duda Carneiro e o alagoano Lucas Vasconcelos, por 13,67 pontos. Na melhor onda que surfou, Peterson Crisanto ganhou nota 7,50.
“Eu acabei de avançar minha primeira bateria e estou muito feliz”, disse Peterson Crisanto. “Baía Formosa é um lugar irado, muito bonito e a onda é bem parecida com a do Pico de Matinhos, onde eu moro. Hoje (terça-feira) o mar deu uma reagida, a onda ficou um pouco mais em pé e é bem forte, com fundo de pedra, então minha expectativa está bem grande para este evento. Tomara que continue dando boas ondas nos próximos dias, para a gente continuar mostrando nosso surfe e quebrar tudo aqui, que o lugar é irado”.
RECORDISTAS - Nesta quarta-feira, os recordistas do CBSurf Pena Pro Baía Formosa fazem sua segunda apresentação em casa. Alan Jhones vai competir na primeira bateria do dia, às 5h30, junto com outro local de Baía Formosa, José Junior, o também potiguar Jonatha Santos e o paraibano Ulisses Meira. Já o recordista absoluto da terça-feira, está no penúltimo confronto da segunda fase, com o também potiguar Lucas Pires, o paraibano Reginaldo Filho e o gaúcho Gustavo Borges. Os dois melhores de cada bateria, avançam para enfrentar os principais cabeças de chave da Taça Brasil 2023 na terceira fase.
Entre os surfistas mais bem colocados no ranking, o atual campeão brasileiro, Israel Junior, que é mais um local de Baía Formosa, será o primeiro a estrear. Ele e o cearense Cauet Frazão, são os cabeças de chave da primeira bateria desta terceira fase, que foi completada por mais dois potiguares que se classificaram na terça-feira, Kayan Medeiros e Adauto Sena. Já os líderes do ranking da Taça Brasil 2023, só vão competir na metade da terceira fase. O vice-campeão da primeira etapa em Pernambuco, o paulista Pedro Dib, está na 12.a bateria e na 13.a estreia o campeão no domingo em Ipojuca, o paranaense Edson de Pra.
O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é realizado com patrocínio da Pena e apoio da Prefeitura de Baía Formosa pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), da Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF), da Surfland Brasil e parafinas Fu-Wax. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo cbsurf.org.br.
BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL PENA PRO BAÍA FORMOSA:
RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA NO PONTAL DE BAÍA FORMOSA:
PRIMEIRA FASE - 3.o=145.o lugar (150 pts) e 4.o=169.o lugar (120 pts):
1.a: 1-Isaias Silva (CE), 2-Ryan Alexandre (RN), 3-Marcell Neves (SP)
2.a: 1-Lucas Cainan (PR), 2-Elton Melo (CE), 3-Rodrigo Camelo (CE)
3.a: 1-Leonardo Berbet (RN), 2-João Ricardo (RN), 3-João Lira (PB)
4.a: 1-Lukas Camargo (PR), 2-Sergio Rocha (PE), w.o-Pedro Henrique (RJ)
5.a: 1-Lucas Lisboa (SP), 2-Willyam Feiden (AL), 3-Gabriel Paiva (BA)
6.a: 1-Samuel Alves (SP), 2-Victor Costa (RN), 3-Felix Martins (BA), 4-João Vitor (SP)
7.a: 1-Charlie Brown (CE), 2-Paulinho Costa (SE), 3-Paulo Nascimento (PA), 4-Josafá Santos (PE)
8.a: 1-Arthur Alves (RN), 2-Jonas Rodrigues (PB), 3-Julio Cesar (CE), 4-Claudio Stanisci (SP)
9.a: 1-Otavio Marinho (RN), 2-Ulisses Meira (PB), 3-Caio Bandeira (RN), 4-Ricardo Abel (RS)
10: 1-Alan Jhones (RN), 2-Sidney Guimarães (SP), 3-Edher Reis (SP), 4-Henrique Liberato (SP)
11: 1-Flavio de Souza (CE), 2-Thalis Fonseca (PE), 3-Edy Amorim (SP), w.o-Vitor Ferreira (RJ)
12: 1-Noah Machado (SC), 2-João Artur (SP), 3-Jeová Rodrigues (CE)
13: 1-Jeff Toco (SC), 2-Kauan Felizola (SE), 3-Davi Petri (AL)
14: 1-Lailson Ferreira (CE), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Caio Knappi (RJ), w.o-Ruan Guimarães (SC)
15: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-José Muniz (SC), 3-Duda Carneiro (CE), 4-Lucas Vasconcelos (AL)
16: 1-Lysandro Leandro (RN), 2-Victor Midon (RS), 3-Klinger Peixoto (AL), 4-Gustavo Roberto (PA)
17: 1-Ryan Martins (SC), 2-Junior Rocha (RN), 3-Rafael Correa (PA), 4-Ricardo Petry (AL)
18: 1-Gustavo Diniz (MA), 2-Elson Vieira (BA), 3-Belo Lima (SE), 4-Levy Batista (CE)
19: 1-Marcus Cintra (CE), 2-Luiz Demetrio (CE), 3-Diego Brigido (RJ), 4-Kaio Garcia (SP)
20: 1-Kayki Araujo (SC), 2-Jean Muniz (SE), w.o-Erike Braw (PE)
21: 1-Esdras Cavalcante (RN), 2-Leonardo Lira (PB), 3-Alax Soares (SP)
22: 1-Alan Donato (PE), 2-João Godoy (SC), 3-Luan Lapolli (PE)
23: 1-Gabriel Bruno (RN), 2-Lucas Souza (BA), 3-João Bessy (ES)
24: 1-Guilherme Carvalho (ES), 2-Gustavo Borges (RS), 3-Luis Henrique Lira (RJ)
SEGUNDA FASE - entrada de 48 pré-classificados:
-------3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pts)
1.a: 1-Kayan Medeiros (RN), 2-Rafael Barbosa (RN), 3-Isaias Silva (CE), 4-Elton Melo (CE)
2.a: 1-Lucas Cainan (PR), 2-Adauto Sena (RN), 3-Jhone Fran (CE), 4-Ryan Alexandre (RN)
3.a: 1-Madson Costa (RN), 2-Robson Santos (SP), 3-Leonardo Berbet (RN), 4-Sergio Rocha (PE)
4.a: 1-Fabricio Bulhões (BA), 2-Lukas Camargo (PR), 3-Joseph Bruno (SE), 4-João Ricardo (RN)
5.a: 1-Ivan Silva (PE), 2-Victor Costa (RN), 3-Caetano Vargas (SC), 4-Lucas Lisboa (SP)
6.a: 1-Flavio Nakagima (SP), 2-Samuel Joquinha (RN), 3-Samuel Alves (SP), 4-Willyam Feiden (AL)
7.a: 1- Jonas Rodrigues (PB), 2-Charlie Brown (CE), 3-Marcos Correa (SP), 4-Rocha Junior (PE)
8.a: 1-Diego Aguiar (SP), 2-Rafael Pedreira (BA), 3-Paulinho Costa (SE), 4-Arthur Alves (RN)
9.a: 1-Sidney Guimarães (SP), 2-Felipe Oliveira (SP), 3-Yage Araujo (BA), 4-Otávio Marinho (RN)
PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF PENA PRO BAÍA FORMOSA:
SEGUNDA FASE - entrada de 48 pré-classificados:
-------3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pts)
10: José Junior (RN) e Jonatha Santos (RN), Alan Jhones (RN), Ulisses Meira (PB)
11: Alex do Carmo (PE) e Pedro Neves (RJ), Flavio de Souza (CE), João Artur (SP)
12: Walley Guimarães (SC) e Ryan Coelho (PR), Noah Machado (SC), Thalis Fonseca (PE)
13: Patrick Plachi (SC) e Tayrom da Silva (SC), Jeff Toco (SC), Krystian Kymerson (ES)
14: Derek Adriano (SC) e Uriel Sposaro (SC), Lailson Ferreira (CE), Kauan Felizola (SE)
15: Odarci Nonato (SP) e Hugo Bomfim (SP), Peterson Crisanto (PR), Victor Midon (RS)
16: Kaique Timidate (SC) e Luciano Brulher (SP), Lysandro Leandro (RN), José Muniz (SC)
17: Raoni Rocha (CE) e Pedro Araujo (SP), Ryan Martins (SC), Elson Vieira (BA)
18: Renan Rodrigues (SP) e José Russo (CE), Gustavo Diniz (MA), Junior Rocha (RN)
19: Itim Silva (CE) e Vitor Gabriel (BA), Marcus Cintra (CE), Jean Muniz (SE)
20: Ricardo Kjelin (RS) e Douglas Noronha (SP), Kayki Araujo (SC), Luiz Demetrio (CE)
21: Renan Pulga (SP) e Derek Souza (SP), Esdras Cavalcante (RN), João Godoy (SC)
22: Diogo Santos (BA) e Lucas Ribas (RJ), Alan Donato (PE), Leonardo Lira (PB)
23: Lucas Pires (RN) e Reginaldo Filho (PB), Gabriel Bruno (RN), Gustavo Borges (RS)
24: Elivelton Santos (PB) e Deryck Vitor (RN), Guilherme Carvalho (ES), Lucas Souza (BA)
TERCEIRA FASE - entrada dos 48 principais cabeças de chave:
-------3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pts)
1.a: Israel Junior (RN) e Cauet Frazão (CE), Kayan Medeiros (RN), Adauto Sena (RN)
2.a: Guilherme Lemos (CE) e Pedro Rian (CE), Lucas Cainan (PR), Rafael Barbosa (RN)
3.a: José Francisco (PB) e Emanoel Tobias (RN), Madson Costa (RN), Lukas Camargo (PR)
4.a: Mateus Sena (RN) e Igor Moraes (SP), Fabricio Bulhões (BA), Robson Santos (SP)
5.a: Tiago Silva (PE) e Lucas Bezerra (CE), Ivan Silva (PE), Samuel Joquinha (RN)
6.a: Luel Felipe (PE) e Rafael Venuto (CE), Flavio Nakagima (SP), Victor Costa (RN)
7.a: Alex Ribeiro (SP) e Flavio Galini (BA), Jonas Rodrigues (PB), Rafael Pedreira (BA)
8.a: Gustavo Ribeiro (SP) e Luan Wood (SC), Diego Aguiar (SP), Charlie Brown (CE)
9.a: Douglas Silva (PE) e Ytalo Oliveira (CE), Sidney Guimarães (SP)
10: Pericles Dimitri (PR) e Messias Felix (CE), Felipe Oliveira (SP)
11: Eric Bahia (SP) e Deyvson Santos (RN)
12: Pedro Dib (SP) e Gabriel Farias (PE)
13: Edson de Pra (PR) e Cauã Costa (CE)
14: Marcos Alves TT (CE) e Lucas Vicente (SC)
15: Janninfer de Souza (CE) e Caio Costa (SP)
16: Luan Carvalho (SP) e Kaua Hanson (PB)
17: Luã da Silveira (SC) e Thiago Eduardo (CE)
18: Leo Andrade (BA) e Diego Mendes (CE)
19: Murillo Coura (SP) e Anderson Silva Pikachu (RJ)
20: Amando Tenorio (AL) e Giovani Pontes (SP)
21: Artur Silva (CE) e Fellipe Ximenes (SC)
22: Glauciano Rodrigues (CE) e Wallace Vasco (SC)
23: Luan Ferreyra (PE) e Luiz Mendes (SC)
24: Samuel Igo (PB) e Hedieferson Junior (SC)
PRIMEIRA FASE - 3.a=25.o lugar (1.800 pts) e 4.a=37.o lugar (1.400 pts):
1.a: Kemily Sampaio (SP), Ana Lu Silva (PB), Kiany Cristina (SP)
2.a: Taís Almeida (RJ), Nalanda Carvalho (PB), Natalie Plachi (SC)
3.a: Juliana dos Santos (CE), Nicole Santos (PE), Carol Jardim (SP)
4.a: Aysha Ratto (RJ), Karol Ribeiro (RJ), Diana Cristina (PB)
5.a: Nathalie Martins (PR), Luana Coutinho (SP), Sarah Ozorio (RJ)
6.a: Kiany Hyakutake (SC), Gabriely Queiroz (CE), Sophia Gonçalves (SP)
7.a: Julia Duarte (RJ), Naire Marquez (SP), Laura Silva (CE)
8.a: Gabriela Teixeira (RJ), Luara Mandelli (PR), Jessica Bianca (PR)
9.a: Ariane Gomes (CE), Jessica Santos (CE), Potira Castaman (BA)
10: Julia Santos (SP), Mayara Zampieri (SP), Alexia Monteiro (SC)
11: Monik Santos (PE), Vitoria Carneiro (CE), Krystielle Kymerson (ES)
12: Gabriely Vasque (PR), Maria Eduarda Cesar (BA), Lari Windy (SP)
Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br
-----------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
JBC Notícias e Assessoria - João Carvalho
(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
-----------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, além dos Circuitos Brasileiros do Surf de Base, de Ondas Grandes, do Longboard, da categoria Master, de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf, todos nas categorias masculina e feminina. Em 2022, a CBSurf iniciou uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, tendo como valor principal o de promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.