Mateus Sena brilha com seus aéreos no CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas

Monik Santos (PE)
(Damangar / CBSurf)

Julia Duarte (RJ)
(Damangar / CBSurf)

Mateus Sena (RN)
(Damangar / CBSurf)

Luan Ferreyra (PE)
(Damangar / CBSurf)

Edson de Pra (PR)
(Damangar / CBSurf)

O potiguar bateu o recorde de pontos e na sexta-feira foram definidas as oitavas de final masculinas e as quartas de final femininas em Ipojuca

19.05.2023  |  383 visualizações

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO

          O potiguar Mateus Sena brilhou com seus aéreos na Praia do Borete, fazendo um novo recorde de 17,33 pontos no CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Na sexta-feira, foram realizadas dez baterias para definir as quartas de final femininas, com a pernambucana Monik Santos se destacando em casa. Também rolaram oito baterias da quinta fase masculina, para formar as oitavas de final do evento que abre os rankings de acesso para o Dream Tour, a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf.

          Os primeiros duelos homem a homem do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas, vão começar as 8h00, ao vivo de Ipojuca pelo canal CBSurfPLAY no YouTube. Na sexta-feira, a Praia do Borete bombou boas ondas o dia inteiro, com direitas e principalmente as esquerdas abrindo paredes sólidas para manobras de borda e aéreas também. Foi nas esquerdas que o atleta da equipe Maresia, Mateus Sena, venceu uma das baterias mais eletrizantes do dia.

          Era a penúltima batalha por vagas nas oitavas de final e o surfista de Natal já voou num aéreo rodando perfeito, logo na segunda onda que pegou. A nota 8,33 já era a maior do dia, mas o cearense Guilherme Lemos também acertou um aéreo que valeu 9,07. O pernambucano Douglas Silva, local de Ipojuca, também estava na briga, com notas 7,27 e 6,57 nas suas melhores ondas. Mas Mateus Sena logo somou um 7,00 e na onda seguinte voou muito alto, fez o giro completo no ar, aterrissou com perfeição e recebeu nota 9,00.

          Com ela, registrou um novo recorde de 17,33 pontos no CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas nas ondas da Praia do Borete, batendo os 16,83 do cearense Cauã Costa na terça-feira. Guilherme Lemos ainda conseguiu um 5,07 na última onda e ganhou a briga pelo segundo lugar, superando Douglas Silva por uma pequena diferença de 14,14 a 13,84 pontos. Apesar da eliminação, o estado de Pernambuco segue com três concorrentes ao título em casa, mesmo número de paulistas e cearenses que se classificaram na sexta-feira.

OITAVAS DE FINAL - As oitavas de final vão começar com um duelo do experiente cearense Artur Silva, com um pernambucano da nova geração, Luan Ferreyra, que no domingo passado ganhou a categoria Sub-18 da primeira etapa do Circuito Brasileiro Surf de Base da CBSurf de 2023, nas mesmas ondas da Praia do Borete. Na segunda bateria, tem o paraibano Samuel Igo contra o alagoano Amando Tenorio. Na terceira estão o paulista Pedro Dib e o baiano Leo Andrade e na quarta tem outro confronto direto entre Pernambuco e Ceará, com Tiago Silva contra Glauciano Rodrigues.

          Na chave de baixo, que vai apontar o segundo finalista do CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas, o potiguar de Baía Formosa que é o atual campeão brasileiro, Israel Junior, enfrenta o paulista ex-top da elite mundial, Alex Ribeiro, na quinta bateria. Na sexta, entra o local de Ipojuca e vice-campeão no ranking da Taça Brasil 2022, Luel Felipe, com o paraibano José Francisco, o Fininho. Na sétima, o novo recordista do campeonato, Mateus Sena, vai fazer uma batalha aérea com o paranaense Edson de Pra, que também é voador. E o cearense Guilherme Lemos e o paulista Murillo Coura, disputarão a última vaga para as quartas de final.

QUARTAS DE FINAL - Na categoria feminina, as quartas de final já foram formadas nas duas rodadas realizadas na sexta-feira, em mais um dia de boas ondas na Praia do Borete. Na primeira bateria, a paulista Julia Santos, que já tem título de campeã brasileira no currículo, vai enfrentar Kiany Hyakutake. A catarinense se classificou com o maior somatório do dia, 13,67 pontos, com a nota 7,17 da sua melhor apresentação nesta semana em Ipojuca.

          Nessa bateria, Kiany bateu outra campeã brasileira, Monik Santos, que tinha feito os recordes da sexta-feira na rodada anterior, nota 8,00 e 13,23 pontos. As duas eliminaram uma campeã sul-americana da World Surf League, a paranaense Nathalie Martins. A pernambucana foi a número 1 no ranking da primeira Taça Brasil da história no ano passado e vai disputar o segundo duelo das quartas de final, com a jovem paulista Kemily Sampaio.

          Na terceira bateria, a carioca Julia Duarte vice-campeã da Taça Brasil 2022 e vice-campeã na primeira etapa do Dream Tour esse ano em Xangri-lá (RS), vencida pela hexacampeã brasileira Silvana Lima, vai enfrentar a cearense Juliana dos Santos. E a disputa pela última vaga para as semifinais desta primeira etapa da Taça Brasil 2023, será entre a experiente surfista de Saquarema, Taís de Almeida, e a jovem paranaense Gabriely Vasque.

          O CBSurf Taça Brasil Maresia Pro Porto de Galinhas está sendo realizado com patrocínio da Maresia e da Prefeitura do Ipojuca, contando também com o apoio do Bar do Marcão, Fu-Wax, Surfland, Pousada Maresia e da Federação Pernambucana de Surf na realização do evento junto com a Confederação Brasileira de surf. A competição está sendo transmitida ao vivo desde segunda-feira até as finais no domingo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

CBSURF TAÇA BRASIL MARESIA PRO PORTO DE GALINHAS

OITAVAS DE FINAL MASCULINAS - 9.o lugar com 3.600 pontos:

1.a: Luan Ferreyra (PE) x Artur Silva (CE)

2.a: Samuel Igo (PB) x Amando Tenorio (AL)

3.a: Pedro Dib (SP) x Leo Andrade (BA)

4.a: Glauciano Rodrigues (CE) x Tiago Silva (PE)

5.a: Israel Junior (RN) x Alex Ribeiro (SP)

6.a: Luel Felipe (PE) x José Francisco (PB)

7.a: Mateus Sena (RN) x Edson de Pra (PR)

8.a: Murillo Coura (SP) x Guilherme Lemos (CE)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS - 5.o lugar com 5.100 pontos:

1.a: Julia Santos (SP) x Kiany Hyakutake (SC)

2.a: Monik Santos (PE) x Kemily Sampaio (SP)

3.a: Julia Duarte (RJ) x Juliana dos Santos (CE)

4.a: Taís Almeida (RJ) x Gabriely Vasque (PR)

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA PRAIA DO BORETE EM IPOJUCA:

SEGUNDA FASE FEMININA - 3.a=13.o lugar (3.400 pts) e 4.a=19.o lugar (2.000 pts):

1.a: 1-Nathalie Martins (PR), 2-Julia Santos (SP), 3-Nicole Santos (PE), 4-Maria Eduarda Cesar (BA)

2.a: 1-Ariane Gomes (CE), 2-Kiany Hyakutake (SC), 3-Mayara Zampieri (SP), 4-Ana Lu Silva (PB)

3.a: 1-Monik Santos (PE), 2-Kemily Sampaio (SP), 3-Luana Coutinho (SP), 4-Nalanda Carvalho (PB)

4.a: 1-Julia Duarte (RJ), 2-Juliana dos Santos (CE), 3-Karol Ribeiro (RJ), 4-Naire Marquez (SP)

5.a: 1-Taís Almeida (RJ), 2-Gabriely Vasque (PR), 3-Luara Mandelli (PR), 4-Vitoria Carneiro (CE)

6.a: 1-Aysha Ratto (RJ), 2-Gabriela Teixeira (RJ), 3-Jessica Santos (CE), 4-Gabriely Queiroz (CE)

TERCEIRA FASE FEMININA - 1.a e 2.a=Quartas de Final / 3.a=9.o lugar (3.600 pts):

1.a: 1-Kiany Hyakutake (SC)=13.67, 2-Monik Santos (PE)=10.60, 3-Nathalie Martins (PR)=9.17

2.a: 1-Kemily Sampaio (SP)=12.00, 2-Julia Santos (SP)=11.53, 3-Ariane Gomes (CE)=10.10

3.a: 1-Julia Duarte (RJ)=12.33, 2-Gabriely Vasque (PR)=11.57, 3-Aysha Ratto (RJ)=10.76

4.a: 1-Taís Almeida (RJ)=11.77, 2-Juliana dos Santos (CE)=9.63, 3-Gabriela Teixeira (RJ)=8.37

QUINTA FASE MASCULINA - 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar (2.200 pts):

1.a: 1-Artur Silva (CE)=12.57, 2-Samuel Igo (PB)=12.40, 3-Eric Bahia (SP)=10.90

2.a: 1-Amando Tenorio (AL)=15.16, 2-Luan Ferreyra (PE)=12.24, 3-Gustavo Costa (SP)=10.37

3.a: 1-Pedro Dib (SP)=10.64, 2-Tiago Silva (PE)=9.64, 3-Luan Carvalho (SP)=9.30

4.a: 1-Glauciano Rodrigues (CE)=12.33, 2-Leo Andrade (BA)=11.87, 3-Pericles Dimitri (PR)=4.43

5.a: 1-Israel Junior (RN)=12.80, 2-Luel Felipe (PE)=12.10, 3-Janninfer de Souza (CE)=11.67

6.a: 1-José Francisco (PB)=14.00, 2-Alex Ribeiro (SP)=11.57, 3-Luã da Silveira (SC)=9.50

7.a: 1-Mateus Sena (RN)=17.33, 2-Guilherme Lemos (CE)=14.14, 3-Douglas Silva (PE)=13.84

8.a: 1-Murillo Coura (SP)=12.80, 2-Edson de Pra (PR)=10.90, 3-Marcos Alves TT (CE)=9.53

 

Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br

-----------------------------------------------------------

Contato de mídia no evento:

Cláudio Damangar - damangar@gmail.com

Assessoria de Imprensa da CBSURF - imprensa@cbsurf.org.br

JBC Notícias e Assessoria - João Carvalho

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

-----------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, além dos Circuitos Brasileiros do Surf de Base, de Ondas Grandes, do Longboard, da categoria Master, de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf, todos nas categorias masculina e feminina. Em 2022, a CBSurf iniciou uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, tendo como valor principal o de promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

Leia também...

27.05.2023

Sophia Gonçalves e Lucas Vicente vencem o CBSurf Pena Pro Baía Formosa no Rio Grande do Norte

A paulista e o catarinense derrotaram a paraibana Ana Lu Silva e o potiguar Deyvson Santos nas finais da segunda etapa da Taça Brasil 2023 no Pontal de BF

26.05.2023

CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa termina neste sábado no Rio Grande do Norte

Na sexta-feira de ondas perfeitas no Pontal de BF, o cearense Ytalo Oliveira ganhou a primeira nota 10 da Taça Brasil 2023 e Monik Santos fez um novo recorde de pontos

25.05.2023

CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa dá início a competição feminina na quinta-feira

A cearense Juliana dos Santos se destacou batendo o recorde de pontos da categoria na primeira onda que surfou no Rio Grande do Norte

24.05.2023

Israel Junior estreia batendo recorde do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa

O atual campeão brasileiro ganhou a maior nota - 9,50 - e fez o maior somatório - 16,67 - da quarta-feira competindo em casa no Pontal de Baía Formosa

Entre em contato