CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DA SEXTA-FEIRA EM BÚZIOS
Praia de Geribá, Armação dos Búzios / RJ (Sexta-feira, 12 de setembro) - O CBSurf Taça Brasil Búzios Open apresentado por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios continuou na sexta-feira com altas ondas e mar desafiador na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O cearense Rafael Venuto fez os recordes do campeonato no início do dia e dois surfistas locais estrearam com vitórias, Sunny Pires e Paloma Olivero. A quinta das oito etapas da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf, prossegue nesse sábado com transmissão ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
As ondas subiram na sexta-feira e alguns surfistas deram um show, enquanto outros sofreram para varar a arrebentação e a forte correnteza na Praia de Geribá. O cearense Rafael Venuto competiu no terceiro confronto do dia e pegou uma esquerda que formou a rampa na junção para voar, completou um aéreo rodando de backside e já emendou uma pancada para finalizar a onda. Os juízes deram nota 8,00 para ele vencer por 14,50 pontos, fazendo novos recordes no Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open.
“Eu peguei a onda da série, veio a junção, arrisquei o aéreo, acabei voltando, dei mais uma finalizando e os caras deram 8 pontos. Foi muito bom”, descreveu Rafael Venuto. “O mar deu uma subida em relação a ontem, hoje está bem maior, mais forte e quero agradecer meu shaper, Udo Bastos, por me proporcionar boas pranchas. Acabei me dando bem, fiz um 6,50, depois finalizei com um 8,00 num aéreo muito bom e vai ser show de surfe esse evento, com certeza”.
Na sexta-feira estrearam os 32 cabeças de chave do CBSurf Taça Brasil Búzios Open, como os surfistas que estão na ponta do ranking de acesso para a elite nacional de 2026 e os campeões brasileiros que estão participando desta etapa inédita na cidade de Armação dos Búzios. O número 3 no ranking da Taça Brasil 2025, Marcos Correa, não conseguiu achar boas ondas no mar difícil da sexta-feira e terminou em último lugar no confronto vencido pelo saquaremense Rickson Falcão.
VICE-LÍDER DA TAÇA BRASIL 2025 TAMBÉM SE DESTACA NAS ONDAS DE GERIBÁ
Mas na bateria seguinte, o vice-líder e também paulista Diego Aguiar, foi quem chegou mais perto dos recordes do Rafael Venuto. Ele usou a estratégia de escolher as ondas maiores das séries e arriscar tudo em uma manobra só. Com um ataque vertical de backside na junção de uma direita, Didi Aguiar recebeu nota 7,67 e totalizou 14,17 pontos. O filho do cabo-friense Victor Ribas, Lucas, estreou junto com ele e acabou eliminado por outro surfista do Rio de Janeiro, Caique Gomes.
“Eu to assistindo desde ontem o evento, vendo que o mar ia subir também de ontem pra hoje e que a galera tava conseguindo fazer boas notas com uma manobra isolada”, analisou Diego Aguiar. “Então foi o jogo que eu tentei usar a meu favor. Eu sou bom nesse jogo e foi legal que eu consegui achar duas, três ondas boas, para fazer uma manobra isolada. O mar tá pesado, subiu bastante de ontem pra hoje, vem umas séries com tamanho, então tá bem pesada a onda aqui de Geribá”.
VITÓRIA E DERROTA DOS CAMPEÕES BRASILEIROS NO BÚZIOS OPEN
Duas baterias depois dos ponteiros do ranking, estrearam os dois campeões brasileiros também em confrontos seguidos. E o fato se repetiu, com o cearense Artur Silva campeão de 2019 perdendo em último e o campeão do Dream Tour 2023, Weslley Dantas, vencendo a sua bateria. O ubatubense está morando no Rio de Janeiro e quis competir no Brasil Surfe Clube apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open, porque não conhecia a cidade. E ele usou os aéreos para vencer sua bateria.
“Estou feliz com minha participação e hoje foi minha primeira vez surfando aqui em Búzios”, afirmou Weslley Dantas. “Eu to morando aqui no Rio de Janeiro e fico feliz de estar conhecendo esse lugar, já fazendo uma boa bateria. Eu vi que tá um pouco difícil o mar, mas consegui dar o primeiro aéreo que foi quase full rotation. No final, optei em dar um aéreo um pouco menor, mas com um combo de manobras e deu tudo certo. Quero agradecer todo mundo que tá me apoiando, amanhã vai ter altas ondas, o mar vai subir ainda mais e vai ser show de surf”.
LOCAIS DE BÚZIOS ESTREIAM COM VITÓRIAS EM CASA PELA PRIMEIRA VEZ
Os 13,17 pontos da vitória do Weslley Dantas, coincidentemente foram igualados por um dos talentos da nova geração do surfe de Búzios, Sunny Pires, ou Sunny Oliveira. Ele estreou na 14.a das 16 baterias da segunda fase do Brasil Surfe Clube apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open, derrotando o experiente capixaba Rafael Teixeira, o paulista Rodrigo Saldanha e outro surfista do Rio de Janeiro, João Nassar. É a primeira vez que Sunny Pires está competindo em casa, em um campeonato a nível nacional da Confederação Brasileira de Surf.
“Estou feliz por essa oportunidade incrível de poder competir em casa, com o conforto e a energia de casa, conhecimento local e foi uma bateria bem difícil, com meu amigo Rodrigo Saldanha e o Rafael Teixeira”, destacou Sunny Pires. “A minha primeira onda foi uma esquerda de 6 pontos, com três batidas de backside. A segunda foi a melhor, 7,17 com uma rasgada muito boa e uma batida finalizando. Agora é descansar que amanhã tem mais e vamo pra cima”.
CATEGORIA FEMININA FECHA O DIA NAS CONDIÇÕES MAIS DESAFIADORAS
Depois da segunda fase masculina, foi iniciada a segunda rodada feminina, que começou com vitória de uma surfista de Búzios, Paloma Olivero. Atualmente ela mora em Saquarema, porque é uma das surfistas preparadas no Centro de Treinamento Léo Neves. Mas, estava competindo literalmente em casa, pois sempre surfava na Praia de Geribá.
Paloma tem apenas 18 anos de idade e derrotou duas surfistas que estão no grupo das quatro indicadas pelo ranking da Taça Brasil, para a elite nacional do Campeonato Brasileiro da CBSurf em 2026. A catarinense Maria Autuori avançou junto com ela, mas a paulista Juliana Meneguel foi eliminada junto com a carioca Sarah Ozorio.
“O mar tá bem difícil, tem que escolher bem e peguei duas ondas que foram suficientes para passar a bateria”, disse Paloma Olivero. “Hoje minha prancha quebrou, então fui pro backup e deu tudo certo, graças a Deus. Estou feliz de estar em casa, agora estou representando Saquarema, mas Búzios está no meu coração. O Centro de Treinamento lá faz toda a diferença e obrigado todo mundo pela torcida e me apoiando aqui”.
NOVA GERAÇÃO FEMININA SE DESTACA NO MAR PESADO DE GERIBÁ
As ondas foram subindo durante o dia e as condições estavam bem mais difíceis quando foi iniciada a segunda fase feminina. A nova geração se sobressaiu, com Paloma Olivero de 18 anos, a paranaense Luara Mandelli de 17 e duas surfistas de apenas 14 anos de idade, a paulista Carol Bastides e a catarinense Nalu Demski, vencendo suas baterias no mar desafiador da Praia de Geribá.
Na bateria da Nalu Demski, só ela e a paranaense Jessica Bianca, de 30 anos, conseguiram surfar. A experiente hexacampeã brasileira Silvana Lima, 40 anos, bem como a jovem paulista Natalia Gerena, 17 anos, ficaram o tempo todo tentando vencer a correnteza e varar a arrebentação. As duas ficaram remando sem parar e tomando séries na cabeça, com Silvana saindo até antes da bateria acabar. As duas não surfaram nenhuma onda e a expectativa é de que as condições continuem desafiadoras.
As duas últimas baterias desta segunda rodada feminina, ficaram para abrir o sábado. A primeira do dia terá duas campeãs brasileiras, a pernambucana Monik Santos e a cearense Yanca Costa, contra mais duas surfistas da nova geração, a paulista Mayara Zampieri e a catarinense Kauanny Souza. Na última, está a líder da Taça Brasil 2025 e também campeã brasileira, Julia Nicanor. A surfista da Baixada Santista vai enfrentar mais duas paulistas, Sol Carrion e Giovanna Arcon, além da carioca Mariana Areno, na disputa pelas duas últimas vagas nas quartas de final.
Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Associação de Surf de Búzios (ASB). A quinta etapa da Taça Brasil 2025 tem patrocínio da Prefeitura de Armação dos Búzios através da Secretaria de Turismo, apresentação do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e apoio da Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos (SEMPE), Hotel Le Relais La Borie, JISK, Monster Energy, Fu-Wax, Pousada Marbella, Pousada dos Gravatás, Pousada e Restaurante Praia da Tartaruga, Maravista Hotel & Spa e Shaper Ricardo Astral.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NO CBSURF TAÇA BRASIL EM BÚZIOS:
SEGUNDA FASE MASCULINA - entrada dos 32 cabeças de chave:
-------3.o= 33.o lugar (800 pontos) e 4.o=49.o lugar (500 pontos)
1.a: 1-Yuri Gabryel (SC), 2-Gabriel Dantas (RJ), 3-José Eduardo (RJ), 4-Luan Lapolli (PE)
2.a: 1-Cauã Costa (CE), 2-Hugo Bomfim (SP), 3-Fabricio Jesus (RJ), 4-Marcelo Ribeiro (RJ)
3.a: 1-Rafael Venuto (CE), 2-Renan Pulga (SP), 3-Noah Machado (SC), 4-Pedro Rian (CE)
4.a: 1-Luan Ferreyra (PE), 2-Theo Fresia (RJ), 3-Wiggolly Dantas (SP), 4-Ytalo Oliveira (CE)
5.a: 1-Matheus Navarro (SC), 2-JP Ferreira (SP), 3-Cauet Frazão (CE), 4-Cauã Demski (SC)
6.a: 1-John Muller (SP), 2-Giovani Pontes (SP), 3-Caio Knappi (RJ), 4-Douglas Noronha (SP)
7.a: 1-Pedro Dib (SP), 2-Anuar Chiah (PR), 3-Eduardo Martins (SP), 4-Pedro Ferreira (SP)
8.a: 1-Rickson Falcão (RJ), 2-Janninfer de Sousa (CE), 3-João Artur (SP), 4-Marcos Correa (SP)
9.a: 1-Diego Aguiar (SP), 2-Caique Gomes (RJ), 3-Lucas Ribas (RJ), 4-Caio Okamoto (SP)
10: 1-Cauã Nunes (PE), 2-Vicente Ferreira (RJ), 3-Denisson Santos (SP), 4-Alax Soares (SP)
11: 1-Guilherme Fernandes (SP), 2-Pedro Neves (RJ), 3-José Claudio (PE), 4-Artur Silva (CE)
12: 1-Weslley Dantas (SP), 2-Daniel Duarte (SP), 3-Diego Brigido (RJ), 4-Gabriel André (SP)
13: 1-Murillo Coura (SP), 2-Valentin Neves (RJ), 3-Derek Adriano (SC), 4-Arthur Maximo (RJ)
14: 1-Sunny Pires (RJ), 2-Rafael Teixeira (ES), 3-Rodrigo Saldanha (SP), 4-João Nassar (RJ)
15: 1-Bryan Almeida (SP), 2-Guilherme Lemos (CE), 3-Derek Souza (SP), 4-Mathias Ramos (CE)
16: 1-Nathan Hereda (RJ), 2-Luan Carvalho (SP), 3-Anderson Silva Pikachu (RJ), 4-Samuel Igo (PB)
SEGUNDA FASE - 1.a e 2.a avançam para as Quartas de Final:
-------3.a=17.o lugar (1.100 pontos) e 4.a=25.o lugar (900 pontos)
1.a: 1-Paloma Olivero (RJ), 2-Maria Autuori (SC), 3-Sarah Ozorio (RJ), 4-Juliana Meneguel (SP)
2.a: 1-Luara Mandelli (PR), 2-Kayane Reis (RJ), 3-Karol Ribeiro (RJ), 4-Luana Paes (RJ)
3.a: 1-Julia Duarte (RJ), 2-Luana Reis (SP), 3-Maya Carpinelli (SC), 4-Aysha Ratto (RJ)
4.a: 1-Carol Bastides (SP), 2-Laiz Costa (CE), 3-Leticia Calleia (RJ), 4-Taís Almeida (RJ)
5.a: 1-Nalu Demski (SC), 2-Jessica Bianca (PR), 3-Silvana Lima (CE), 3-Natalia Gerena (SP)
6.a: 1-Kiany Hyakutake (SC), 2-Aurora Ribeiro (SP), 3-Lanay Thompson (RJ), 4-Catarina Baragatti (SP)
BATERIAS QUE VÃO ABRIR O SÁBADO NA PRAIA DE GERIBÁ:
SEGUNDA FASE - 1.a e 2.a avançam para as Quartas de Final:
-------3.a=17.o lugar (1.100 pontos) e 4.a=25.o lugar (900 pontos)
7.a: Monik Santos (PE), Yanca Costa (CE), Mayara Zampieri (SP), Kauanny Souza (SC)
8.a: Julia Nicanor (SP), Mariana Areno (RJ), Sol Carrion (SP), Giovanna Arcon (SP)
TERCEIRA FASE MASCULINA - 1.o e 2.o avançam para as Quartas de Final:
-------3.o=17.o lugar (1.100 pontos) e 4.o=25.o lugar (900 pontos)
1.a: Rafael Venuto (CE), Yuri Gabryel (SC), Hugo Bomfim (SP), Theo Fresia (RJ)
2.a: Luan Ferreyra (PE), Renan Pulga (SP), Cauã Costa (CE), Gabriel Dantas (RJ)
3.a: Giovani Pontes (SP), Pedro Dib (SP), Janninfer de Sousa (CE), Matheus Navarro (SC)
4.a: John Muller (SP), JP Ferreira (SP), Rickson Falcão (RJ), Anuar Chiah (PR)
5.a: Diego Aguiar (SP), Daniel Duarte (SP), Guilherme Fernandes (SP), Vicente Ferreira (RJ)
6.a: Weslley Dantas (SP), Cauã Nunes (PE), Caique Gomes (RJ), Pedro Neves (RJ)
7.a: Luan Carvalho (SP), Murillo Coura (SP), Rafael Teixeira (ES), Bryan Almeida (SP)
8.a: Guilherme Lemos (CE), Sunny Pires (RJ), Nathan Hereda (RJ), Valentin Neves (RJ)
QUARTAS DE FINAL FEMININAS - baterias já formadas na sexta-feira:
1.a: Laiz Costa (CE), Paloma Olivero (RJ), Kayane Reis (RJ), Julia Duarte (RJ)
2.a: Maria Autuori (SC), Luara Mandelli (PR), Luana Reis (SP), Carol Bastides (SP)
3.a: Aurora Ribeiro (SP), Nalu Demski (SC), 1.a da 7.a bateria da Fase 2 e 2.a da 8.a
4.a: Kiany Hyakutake (SC), Jessica Bianca (PR), 1.a da 8.a e 2.a da 7.a
------------------------------------------------------------------
SOBRE O BRASIL SURFE CLUBE ARETÊ BÚZIOS - O Brasil Surfe Clube Aretê Búzios, localizado no bairro Aretê Buzios, na região da Praia Rasa, será um clube exclusivo e sofisticado, onde surfistas e suas famílias viverão uma experiência imersiva que unirá surfe, natureza, lazer e bem-estar com muito conforto e segurança. Atualmente em construção, o BSC terá início das operações previsto para o segundo semestre de 2026.
Equipado com a tecnologia Endless Surf, o BSC contará com a piscina de ondas mais longa do Hemisfério Sul, capaz de gerar até 700 ondas por hora, com sessões programáveis em altura, potência e velocidade. As ondas poderão chegar a 25 segundos de duração e se dividir em dois picos simultâneos, garantindo performance, diversão e segurança para praticantes de todos os níveis.
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios
O campeão brasileiro caiu para a repescagem, mas venceu duas baterias e vai disputar vaga na decisão do título e da medalha de ouro em El Salvador
Sophia Medina e Laura Raupp avançaram na repescagem com uma dobradinha verde-amarela na sexta-feira e Douglas Silva é o único do time masculino
O campeão brasileiro já está a duas baterias da decisão pela medalha de ouro e o restante do time segue pelo caminho mais longo da repescagem