CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MAIS FOTOS DA QUINTA-FEIRA EM EL SALVADOR
Florianópolis / SC (Quinta-feira, 11 de setembro) - O campeão brasileiro Douglas Silva venceu mais uma bateria em La Bocana e já está a duas baterias da decisão pela medalha de ouro no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. O pernambucano agora é o único da Seleção Brasileira de Surf que continua no Evento Principal. O restante do time masculino e feminino, segue pelo caminho mais longo da repescagem. Na quinta-feira, a equipe sofreu a primeira baixa, a campeã brasileira Juliana dos Santos, mas Laura Raupp, Sophia Medina, Michael Rodrigues e Lucas Silveira, estão na busca do bicampeonato consecutivo do Brasil na principal competição da International Surfing Association (ISA). A batalha prossegue nessa sexta-feira, ao vivo pelo ISAsurf.org.
O pernambucano Douglas Silva usou novamente a potência do seu backside nas direitas de La Bocana, para vencer mais uma bateria em El Salvador. Faltando 4 minutos para o término, ele pegou uma que armou a parede para mandar três pancadas abrindo grandes leques de água. A segunda foi bem vertical no pocket da onda e os juízes deram nota 8,47, a maior da Seleção Brasileira de Surf. Com ela, o surfista da cidade do Ipojuca saltou do último para o primeiro lugar.
No último minuto, o peruano Alonso Correa, que já tinha uma nota 8,00, achou uma esquerda e conseguiu 5,34 para assumir a ponta. Mas, Douglas Silva ainda pegou outra direita e foi variando batidas e rasgadas que valeram 4,83. Os dois terminaram empatados em 13,30 pontos, com o campeão brasileiro ficando em primeiro por ter a maior nota da bateria. Os dois mandaram o argentino Franco Radziunas e o sueco Kian Martin para a repescagem.
Agora só restam seis surfistas no evento principal do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, divididos em duas baterias. A do Douglas Silva é a primeira e a parada será duríssima, contra o campeão olímpico Kauli Vaast da França e Morgan Cibilic da Austrália, que já foi top da elite mundial. Na outra estão o peruano Alonso Correa, o francês Jorgann Couzinet e o australiano Dane Henry. Os dois melhores em cada, vão disputar duas vagas para a decisão da medalha de ouro.
QUATRO SURFISTAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA SEGUEM AVANÇANDO NA REPESCAGEM
As outras duas vagas serão definidas na repescagem, que ainda tem um longo caminho para percorrer. O carioca Lucas Silveira passou duas baterias na quinta-feira, novamente sendo o único a competir nas direitas de El Sunzal. Na terceira fase, bateu Chia-Chi Yu de Taipé Chinês, o neozelandês Theo Morse e o irlandês Odin Villarreal. Depois, despachou mais um surfista da Nova Zelândia, Will Hardie, e o de Samoa, Liam Wilson, no confronto vencido pelo sul-africano Luc Lepront.
Na quinta fase da repescagem, Lucas Silveira vai enfrentar o canadense Cody Young e dois argentinos, Nacho Gundesen e o bicampeão mundial do ISA Surfing Games, Leandro Usuna. Já o cearense Michael Rodrigues nem competiu na quinta-feira em El Salvador. Por ter caído para a repescagem numa fase mais avançada, ele já está na sexta rodada com o norte-americano Jabe Swierkochi, na quarta das seis baterias. Os outros dois adversários serão definidos na quinta fase.
TIME FEMININO DO BRASIL COMEÇA A QUINTA-FEIRA COM DUAS DERROTAS
Na categoria feminina, a única que estava no evento principal era a Sophia Medina, mas ela terminou em último na bateria que abriu a quinta-feira. A portuguesa Yolanda Hopkins e a espanhola Janire Etxabarri passaram para a quinta fase nessa. A segunda brasileira a competir também em La Bocana, foi a cearense Juliana dos Santos. A campeã brasileira só achou uma onda para surfar na bateria e acabou sendo eliminada pela holandesa Zoie Zietz e por Julissa Garcia, de El Salvador.
A catarinense Laura Raupp também competiu nesta quarta fase da repescagem que a Juliana perdeu, mas venceu a sexta das oito baterias. A porto-riquenha Mia Calderon avançou junto com ela, despachando a canadense Ocea Green e a chinesa Jin Shuhan. Laura ainda disputou e passou mais duas baterias na quinta-feira. Ela também venceu na quinta fase, com a inglesa Charlotte Mulley barrando a americana Ella McCaffray e a francesa Aelan Vaast, na briga pelo segundo lugar.
LAURA RAUPP E SOPHIA MEDINA JUNTAS NA MESMA BATERIA DA REPESCAGEM
Depois, duas brasileiras disputaram a sexta fase e ambas avançaram em segundo lugar. A paulista Sophia Medina entrou na segunda das quatro baterias e passou junto com a norte-americana Eden Walla. As duas eliminaram a holandesa Zoie Zietz e a francesa Clemence Schorsch. Laura Raupp entrou na última bateria da quinta-feira e despachou a francesa Kiara Goold e a portuguesa Francisca Veselko, na disputa vencida pela costa-ricense Leilani McGonagle.
Agora, Laura Raupp e Sophia Medina estarão juntas na primeira das duas baterias da sétima fase da repescagem. Elas vão enfrentar a argentina Lucia Indurain e a espanhola Nadia Erostarbe. Se conseguirem fazer uma dobradinha vitoriosa da Seleção Brasileira de Surf nessa, a catarinense e a irmã do tricampeão mundial e medalha de ouro do último ISA World Surfing Games em Porto Rico no ano passado, ficarão a apenas três baterias da decisão do título mundial de 2025.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
PRÓXIMAS BATERIAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM EL SALVADOR:
SEXTA FASE MASCULINA DO EVENTO PRINCIPAL - 6 surfistas em 2 baterias:
----------1.o e 2.o=Final do Evento Principal / 3.o e 4.o=Repescagem
1.a: Douglas Silva (BRA), Kauli Vaast (FRA), Morgan Cibilic (AUS)
2.a: Alonso Correa (PER), Jorgann Couzinet (FRA), Dane Henry (AUS)
REPESCAGEM 7 - 8 surfistas em 2 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 8 / 3.a e 4.a eliminadas:
1.a: Laura Raupp (BRA), Sophia Medina (BRA), Nadia Erostarbe (ESP), Lucia Indurain (ARG)
2.a: Sol Aguirre (PER), Leilani McGonagle (CRC), Eden Walla (EUA), Annette Etxabarri (ESP)
REPESCAGEM 5 - 24 surfistas em 6 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 6 / 3.o e 4.o eliminados:
3.a: Lucas Silveira (BRA), Leandro Usuna (ARG), Nacho Gundesen (ARG), Cody Young (CAN)
REPESCAGEM 6 - 24 surfistas em 6 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 7 / 3.o e 4.o eliminados:
4.a: Michael Rodrigues (BRA), Jabe Swierkochi (EUA) e falta definir mais 2 adversários
RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA EM EL SALVADOR:
QUINTA FASE MASCULINA DO EVENTO PRINCIPAL - 12 surfistas em 3 baterias:
----------1.o e 2.o=Sexta Fase / 3.o e 4.o=Repescagem 6
1.a: 1-Douglas Silva (BRA), 2-Alonso Correa (PER), 3-Franco Radziunas (ARG), 4-Kian Martin (SUE)
QUARTA FASE FEMININA DO EVENTO PRINCIPAL - 16 surfistas em 4 baterias:
----------1.a e 2.a=Quinta Fase / 3.a e 4.a=Repescagem 5
1.a: 1-Yolanda Hopkins (POR), 2-Janire Etxabarri (ESP), 3-Nadia Erostarbe (ESP), 4-Sophia Medina (BRA)
REPESCAGEM 4 - 32 surfistas em 8 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 5 / 3.a e 4.a eliminadas:
2.a: 1-Zoie Zietz (HOL), 2-Julissa Garcia (ESA), 3-Juliana dos Santos (BRA), 4-Ariana Shewry (NZL)
6.a: 1-Laura Raupp (BRA), 2-Mia Calderon (PRI), 3-Ocea Green (CAN), 4-Jin Shuhan (CHN),
REPESCAGEM 5 - 16 surfistas em 4 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 6 / 3.a e 4.a eliminadas:
4.a: 1-Laura Raupp (BRA), 2-Charlotte Mulley (ING), 3-Ella McCaffray (EUA), 4-Aelan Vaast (FRA)
REPESCAGEM 6 - 16 surfistas em 4 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 7 / 3.a e 4.a eliminadas:
2.a: 1-Eden Walla (EUA), 2-Sophia Medina (BRA), 3-Zoie Zietz (HOL), 4-Clemence Schorsch (FRA)
4.a: 1-Leilani McGonagle (CRC), 2-Laura Raupp (BRA), 3-Kiara Goold (FRA), 4-Francisca Veselko (POR)
REPESCAGEM 3 - 48 surfistas em 12 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 4 / 3.o e 4.o eliminados:
6.a: 1-Lucas Silveira (BRA), 2-Chia-Chi Yu (TPE), 3-Theo Morse (NZL), 4-Odin Villarreal (IRL)
REPESCAGEM 4 - 48 surfistas em 12 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 5 / 3.o e 4.o eliminados:
6.a: 1-Luc Lepront (AFR), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Will Hardie (NZL), 4-Liam Wilson (ASA)
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios
O campeão brasileiro caiu para a repescagem, mas venceu duas baterias e vai disputar vaga na decisão do título e da medalha de ouro em El Salvador
O cearense Rafael Venuto fez os recordes da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e Sunny Pires e Paloma Olivero estreiam com vitórias em casa
Sophia Medina e Laura Raupp avançaram na repescagem com uma dobradinha verde-amarela na sexta-feira e Douglas Silva é o único do time masculino