CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MAIS FOTOS DE EL SALVADOR
Florianópolis / SC (Quarta-feira, 10 de setembro) - A paulista Sophia Medina e o pernambucano Douglas Silva são os únicos surfistas da Seleção Brasileira de Surf, que continuam no Evento Principal do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. O restante do time terá que seguir o caminho mais longo da repescagem, para chegar na disputa da medalha de ouro em El Salvador. Pela primeira vez, todos os seis integrantes da equipe competiram no mesmo dia. Sophia Medina e Douglas Silva passaram em segundo lugar nas suas baterias, enquanto Michael Rodrigues e Laura Raupp caíram para a repescagem, onde Lucas Silveira e Juliana dos Santos conseguiram as únicas vitórias brasileiras na quarta-feira. A batalha pelas medalhas de ouro e pelo bicampeonato consecutivo do Brasil no ISA Surfing Games, prossegue nesta quinta-feira, ao vivo pelo ISAsurf.org.
A última participação da Seleção Brasileira de Surf no quinto dia do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025, foi da cearense Juliana dos Santos em La Bocana. A campeã brasileira foi cirúrgica na bateria, só surfou duas ondas e a última foi a melhor, finalizando com um ataque explosivo de backside numa junção cavernosa. Jujú ganhou nota 6,83 nessa, para somar com o 6,00 da primeira e totalizar 12,83 pontos. A sul-africana Natasha Van Greunen avançou em segundo lugar com 10,20, eliminando a inglesa Alys Barton e Lee Borger, de Israel.
“São baterias da repescagem, mas ainda estou no jogo. Consegui pegar as duas melhores ondas da bateria e é só se concentrar mesmo para escolher as melhores, porque o surfe tá no pé”, afirmou Juliana dos Santos. “Estou muito feliz, porque foi uma bateria bem difícil. No começo tomei uma série de ondas na cabeça, mas mantive a paciência e estou feliz por ter conseguido soltar meu surf. Estou muito honrada em estar representando o Brasil aqui, o time tá muito forte, estamos cada vez mais presentes no nosso objetivo e estou feliz por estar contribuindo de alguma forma”.
BATERIAS COM AS DUAS BRASILEIRAS NA QUARTA FASE DA REPESCAGEM
A atual campeã da Confederação Brasileira de Surf, agora terá a companhia da catarinense Laura Raupp na repescagem. Ambas estão entre as 32 surfistas que disputarão a quarta fase. Juliana dos Santos vai disputar a segunda bateria, contra a neozelandesa Ariana Shewry, a holandesa Zoie Zietz e Julissa Garcia, de El Salvador. Laura Raupp entra no sexto dos oito confrontos dessa quarta fase, com Mia Calderon de Porto Rico, Ocea Green do Canadá e Jin Shuhan da China.
Na quarta-feira, Laura Raupp só conseguiu surfar uma onda na sua bateria pela terceira fase do Evento Principal e terminou em último lugar. A argentina Lucia Indurain pegou as melhores para vencer por 13,57 pontos, com notas 7,50 e 6,07. Em segundo lugar passou a australiana Milla Brown com 9,14 nas duas computadas, contra 8,24 da norte-americana Ella McCaffray, que também caiu para a repescagem. Laura ganhou 5,50 na sua única onda e 0,93 na outra que tentou surfar.
Laura Raupp estava a quatro passos de tentar classificação para a grande final do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games no Evento Principal. Agora, a catarinense terá que passar seis baterias para chegar na última da repescagem, quando quatro surfistas também disputarão duas vagas para a decisão da medalha de ouro. Já a paulista Sophia Medina avançou e precisa ficar entre as duas melhores em apenas três baterias para isso.
SOPHIA MEDINA TEM SÓ MAIS TRÊS DESAFIOS PARA CHEGAR NA DECISÃO
A terceira fase feminina do Evento Principal, abriu o quinto dia da principal competição da International Surfing Association (ISA), entidade responsável pela entrada do surf nos Jogos Olímpicos. A irmã mais jovem do tricampeão mundial Gabriel Medina, medalha de ouro no último ISA World Surfing Games em Porto Rico no ano passado, foi a primeira a competir e avançou para a rodada das 16 melhores surfistas em El Salvador.
A italiana Daniela Bolini conseguiu a maior nota - 6,17 - entre as quatro competidoras. Mas, na soma das duas computadas, Sophia Medina se classificou somando 5,10 com 5,03. Foi por pouco, 10,13 a 10,07 pontos da italiana. Com 10,87, a vencedora foi a australiana Sally Fitzgibbons, recordista com quatro medalhas de ouro na história do ISA Games. Em último lugar ficou Candelaria Resano, da Nicarágua, que caiu para a repescagem junto com a italiana Daniela Bolini.
SELEÇÃO BRASILEIRA DE SURF NO EVENTO PRINCPAL EM EL SALVADOR
Sophia Medina agora vai disputar a primeira das quatro baterias da quarta fase do Evento Principal, com a portuguesa Yolanda Hopkins e as espanholas Nadia Erostarbe e Janire Etxabarri. São surfistas que ela já está acostumada a enfrentar em etapas do Challenger Series. Além dela, só o atual campeão brasileiro Douglas Silva segue no Evento Principal.
O pernambucano já está entre os 12 melhores do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025, a apenas três passos da decisão da medalha de ouro no domingo. Douglas Silva vai voltar a enfrentar o argentino Franco Radziunas na primeira das três baterias desta quinta fase do Evento Principal. O peruano Alonso Correa e o sueco Kian Martin são os outros dois adversários.
Na quarta-feira, o campeão brasileiro só perdeu para o campeão olímpico, Kauli Vaast. O francês detonou uma direita com uma série de manobras de backside, para receber nota 6,83 que decidiu a vitória. Douglas Silva surfou bem e somou 5,90 com 5,67, para superar o norte-americano Jabe Swierkocki por 11,57 a 10,30 pontos. Em último com 9,14, ficou Samuel Reidy, da Costa Rica.
DOIS BRASILEIROS VÃO TER QUE SEGUIR O LONGO CAMINHO DA REPESCAGEM
Douglas Silva se classificou logo após o cearense Michael Rodrigues ficar em último na bateria anterior. Foi a segunda vitória seguida do argentino Franco Radziunas sobre a Seleção Brasileira de Surf. Michael tinha feito a melhor apresentação verde-amarela em El Salvador na terça-feira, porém, dessa vez, só conseguiu 5,83 na melhor onda que surfou nas mesmas direitas de La Bocana. Mas, perdeu por menos de 1 ponto, totalizando 10,16 contra 10,43 do americano Owen Moss e 11,03 do marroquino Teva Bouchgua, que avançou junto com Franco Radziunas, vencedor por 12,83 pontos.
Michael Rodrigues agora também vai ter que seguir o caminho mais longo da repescagem, junto com Lucas Silveira. O carioca venceu a primeira das onze baterias que terá que disputar até chegar na batalha final por duas vagas na decisão do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025. Lucas foi o único da Seleção Brasileira de Surf que competiu nas direitas de El Sunzal na quarta-feira e fez bonito.
Com notas 7,00 e 6,27, o carioca ganhou fácil por 13,27 pontos e o surfista de El Salvador, Daniel Monterrosa, passou em segundo por 10,63 a 10,26 do canadense Reed Platenius, eliminado junto com o coreano Jun Seohyun. O próximo desafio de Lucas Silveira será na sexta das doze baterias da terceira fase da repescagem, contra o neozelandês Theo Morse, o irlandês Odin Villarreal e Chia-Chi Yu, representante de Taipé Chinês.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
PRÓXIMAS BATERIAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM EL SALVADOR:
QUINTA FASE MASCULINA DO EVENTO PRINCIPAL - 12 surfistas em 3 baterias:
----------1.o e 2.o=Sexta Fase / 3.o e 4.o=Repescagem 6
1.a: Douglas Silva (BRA), Alonso Correa (PER), Franco Radziunas (ARG), Kian Martin (SUE)
QUARTA FASE FEMININA DO EVENTO PRINCIPAL - 16 surfistas em 4 baterias:
----------1.a e 2.a=Quinta Fase / 3.a e 4.a=Repescagem 5
1.a: Sophia Medina (BRA), Nadia Erostarbe (ESP), Janire Etxabarri (ESP), Yolanda Sequeira (POR)
REPESCAGEM 4 - 32 surfistas em 8 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 5 / 3.a e 4.a eliminadas:
2.a: Juliana dos Santos (BRA), Ariana Shewry (NZL), Zoie Zietz (HOL), Julissa Garcia (ESA)
6.a: Laura Raupp (BRA), Mia Calderon (PRI), Ocea Green (CAN), Jin Shuhan (CHN),
REPESCAGEM 3 - 48 surfistas em 12 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 4 / 3.o e 4.o eliminados:
6.a: Lucas Silveira (BRA), Theo Morse (NZL), Odin Villarreal (IRL), Chia-Chi Yu (TPE)
RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA EM EL SALVADOR:
TERCEIRA FASE FEMININA - 32 surfistas em 8 baterias:
----------1.a e 2.a=Quarta Fase / 3.a e 4.a=Repescagem 4
4.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS), 2-Sophia Medina (BRA), 3-Daniela Boldini (ITA), 4-Candelaria Resano (NCA)
5.a: 1-Lucia Indurain (ARG), 2-Milla Brown (AUS), 3-Ella McCaffray (EUA), 4-Laura Raupp (BRA)
QUARTA FASE MASCULINA DO EVENTO PRINCIPAL - 24 surfistas em 6 baterias:
----------1.o e 2.o=Quinta Fase / 3.o e 4.o=Repescagem 4
3.a: 1-Franco Radziunas (ARG), 2-Teva Bouchgua (MAR), 3-Owen Moss (EUA), 4-Michael Rodrigues (BRA)
4.a: 1-Kauli Vaast (FRA), 2-Douglas Silva (BRA), 3-Jabe Swierkocki (EUA), 4-Samuel Reidy (CRC)
REPESCAGEM 2 - 96 surfistas em 24 baterias: 1.o e 2.o=Repescagem 3 / 3.o e 4.o eliminados:
12.a: 1-Lucas Silveira (BRA), 2-Daniel Monterrosa (ESA), 3-Reed Platenius (CAN), 4-Jun Seohyun (KOR)
REPESCAGEM 3 - 32 surfistas em 8 baterias: 1.a e 2.a=Repescagem 4 / 3.a e 4.a eliminadas:
2.a: 1-Juliana dos Santos (BRA), 2-Natasha Van Greunen (AFR), 3-Lee Boger (ISR), 4-Alys Barton (ING)
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios
O campeão brasileiro caiu para a repescagem, mas venceu duas baterias e vai disputar vaga na decisão do título e da medalha de ouro em El Salvador
O cearense Rafael Venuto fez os recordes da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e Sunny Pires e Paloma Olivero estreiam com vitórias em casa
Sophia Medina e Laura Raupp avançaram na repescagem com uma dobradinha verde-amarela na sexta-feira e Douglas Silva é o único do time masculino