Armação dos Búzios / RJ (Quarta-feira, 10 de setembro) - O Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil 5000 Búzios Open começa nesta quinta-feira em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Um total de 121 surfistas de 11 estados do país, vai participar da etapa inédita da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf em Búzios. São 87 competidores na categoria masculina e 34 na feminina, disputando uma premiação de R$ 100 mil e 5.000 pontos no ranking de acesso para a elite nacional da CBSurf. As eliminatórias iniciam nesta quinta-feira na Praia de Geribá, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Associação de Surf de Búzios (ASB). A quinta etapa da Taça Brasil 2025 tem patrocínio da Prefeitura de Armação dos Búzios através da Secretaria de Turismo, apresentação do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e apoio do Hotel Le Relais La Borie, JISK, Monster Energy, Fu-Wax, Pousada Marbella, Pousada dos Gravatás, Pousada e Restaurante Praia da Tartaruga, Maravista Hotel & Spa.
A competição masculina vai abrir o campeonato e a previsão é realizar 18 baterias no primeiro dia, as 16 da primeira fase e as 2 da primeira fase feminina. Os 87 surfistas foram divididos em duas rodadas com 16 baterias. Os 32 mais bem colocados no ranking da CBSurf, formam a lista dos cabeças de chave que só estreiam na segunda fase do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open. Dois talentos locais estão nesse grupo, Sunny Pires e Theo Fresia. Os outros 55 entram na primeira fase e um deles é o presidente da Associação de Surf de Búzios, Hugo Netto.
“Eu, como presidente da Associação de Surf de Búzios, me sinto muito honrado, junto com a Prefeitura de Búzios, de estar trazendo um evento desse porte para cá”, disse Hugo Netto. “A Taça Brasil é um dos maiores eventos do Brasil, que vai trazer grandes atletas do país pra competir aqui em Geribá, uma praia que dá altas ondas. Todo mundo vai poder conhecer o potencial dessa onda e Búzios merece sediar um evento desse. A previsão das ondas está muito boa, com uma ondulação que é perfeita pra Praia de Geribá, de Sudeste. Então, acredito que vamos ter altas ondas e quero convidar a todos para estarem presentes na praia, para prestigiar esse grande evento”.
DESTAQUES NAS BATERIAS DA PRIMEIRA FASE QUE VÃO ROLAR NA QUINTA-FEIRA
O presidente da Associação de Surf de Búzios, Hugo Netto, está escalado na 14.a das 16 baterias da primeira fase do Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open. Seus adversários são o catarinense Michel Demétrio, o paulista Rodrigo Saldanha e Arthur Máximo, de Saquarema. Os dois melhores avançam para a rodada de estreia dos cabeças de chave. Nesta primeira fase já tem alguns destaques, como o ex-top da elite mundial, Wiggolly Dantas, que vai estrear logo na terceira bateria do dia, com o cearense Rafael Venuto e dois surfistas do Rio de Janeiro que vão competir pela primeira vez na Taça Brasil 2025, Petrus Dantas e Claudio Freitas.
Tem também o campeão no ranking da Taça Brasil no ano passado, Ryan Kainalo, na décima bateria. Ele é o recordista de vitórias em etapas dessa competição, ganhando a quarta dele em casa esse ano, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte paulista. Este vai ser um dos confrontos diretos entre Rio de Janeiro e São Paulo, do Ryan e Denisson Santos, contra Igor Shibata e Caique Gomes. A maioria dos 87 concorrentes ao título masculino, são destes dois estados.
PAULISTAS SÃO MAIORIA ENTRE OS 87 PARTICIPANTES DE 11 ESTADOS DO PAÍS
Os paulistas formam o maior pelotão estadual no Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open, com 30 participantes, incluindo o vice-líder Diego Aguiar e o terceiro do ranking, Marcos Correa, que são os principais cabeças de chave do evento. O Rio de Janeiro tem 25 surfistas na competição masculina e a lista de estados prossegue com 13 atletas do Ceará, 6 de Santa Catarina, 5 de Pernambuco, 3 do Espírito Santo e 6 estados comparecem com um representante, Paraná, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Dois surfistas que já tem título brasileiro da CBSurf no currículo, vão se apresentar na Praia de Geribá esse ano, o primeiro campeão do Dream Tour em 2023, Weslley Dantas, e o número 1 no ranking de 2019, Artur Silva. Os dois fazem parte da lista dos cabeças de chave que estreiam na segunda fase. Weslley é irmão do ex-top mundial Wiggolly Dantas e está escalado na 12.a bateria com Diego Brigido. E o Artur compete antes dele, na 11.a, com outro surfista do Rio de Janeiro, Pedro Neves.
CINCO CAMPEÃS BRASILEIRAS VÃO SE APRESENTAR NA PRAIA DE GERIBÁ
Na categoria feminina, são cinco campeãs brasileiras no Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open. Duas delas estão na primeira bateria da triagem, por não terem feito suas inscrições dentro do prazo, a paulista número 1 no ranking da Taça Brasil 2025, Julia Nicanor, e a paraibana Diana Cristina. As outras fazem parte da lista das 28 cabeças de chave divididas nas oito baterias da segunda fase. Uma delas é a supercampeã Silvana Lima com sete títulos brasileiros.
A cearense está na quinta bateria com a paranaense Jessica Bianca e Natalia Gerena. A quarta adversária será a segunda colocada na primeira bateria da triagem, das campeãs brasileiras Julia Nicanor, Diana Cristina e a jovem catarinense Nalu Demski, que mora no Rio de Janeiro. As outras campeãs são a pernambucana Monik Santos e a cearense Yanca Costa, que estão juntas na sétima e penúltima bateria da segunda fase, com a paulista Mayara Zampieri e a catarinense Kauanny Souza.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL EM BÚZIOS:
PRIMEIRA FASE - 3.o=65.o lugar (400 pontos) e 4.o=81.o lugar (200 pts):
1.a: Gabriel Dantas (RJ), Felipe Alves (CE), Marcelo Ribeiro (RJ)
2.a: Luan Lapolli (PE), Arthur Victor (MA), Moiseis Eleoterio (RJ), Fabricio Jesus (RJ)
3.a: Wiggolly Dantas (SP), Petrus Dantas (RJ), Rafael Venuto (CE), Claudio Freitas (RJ)
4.a: Noah Machado (SC), Ytalo Oliveira (CE), João Cypriano (ES)
5.a: Kaue Daniel (SP), Matheus Navarro (SC), Giovani Pontes (SP), Phellype Silva (CE)
6.a: Douglas Noronha (SP), Kauai Marinho (RJ), Cauã Demski (SC)
7.a: Guilherme Carvalho (ES), Ismael Parlatto (PE), Janninfer de Sousa (CE), Anuar Chiah (PR)
8.a: Eduardo Martins (SP), Saullo Marques (BA), João Artur (SP)
9.a: Caio Okamoto (SP), Vicente Ferreira (RJ), Natan Brandão (SP)
10: Caique Gomes (RJ), Igor Shibata (RJ), Ryan Kainalo (SP), Denisson Santos (SP)
11: José Cláudio (PE), Daniel Duarte (SP), Lucas Di Giorge (SP)
12: Guilherme Fernandes (SP), Pablo Paulino (CE), Gabriel André (SP)
13: Derek Adriano (SC), Victor Costa (RN), João Nassar (RJ)
14: Michel Demetrio (SC), Hugo Netto (RJ), Rodrigo Saldanha (SP), Arthur Maximo (RJ)
15: Samuel Igo (PB), Ihgor Santana (SP), Derek Souza (SP), Davi Sobrinho (CE)
16: Nathan Hereda (RJ), Bryan Almeida (SP), Benjamin D´Orey (RJ)
SEGUNDA FASE - entrada dos 32 cabeças de chave:
-------3.o= 33.o lugar (800 pontos) e 4.o=49.o lugar (500 pontos)
1.a: Yuri Gabryel (SC) e José Eduardo (RJ)
2.a: Cauã Costa (CE) e Hugo Bomfim (SP)
3.a: Renan Pulga (SP) e Pedro Rian (CE)
4.a: Luan Ferreyra (PE) e Theo Fresia (RJ)
5.a: Cauet Frazão (CE) e JP Ferreira (SP)
6.a: John Muller (SP) e Caio Knappi (RJ)
7.a: Pedro Ferreira (SP) e Pedro Dib (SP)
8.a: Marcos Correa (SP) e Rickson Falcão (RJ)
9.a: Diego Aguiar (SP) e Lucas Ribas (RJ)
10: Alax Soares (SP) e Cauã Nunes (PE)
11: Artur Silva (CE) e Pedro Neves (RJ)
12: Weslley Dantas (SP) e Diego Brigido (RJ)
13: Murillo Coura (SP) e Valentin Neves (RJ)
14: Rafael Teixeira (ES) e Sunny Pires (RJ)
15: Guilherme Lemos (CE) e Mathias Ramos (CE)
16: Luan Carvalho (SP) e Anderson Silva Pikachu (RJ)
PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=33.o lugar com 800 pontos:
1.a: Julia Nicanor (SP), Diana Cristina (PB), Nalu Demski (SC)
2.a: Taís Almeida (RJ), Juliana Meneguel (SP), Tainara Vieira (CE)
SEGUNDA FASE - 3.a=17.o lugar (1.100 pts) e 4.a=25.o lugar (900 pts):
1.a: Maria Autuori (SC), Sarah Ozorio (RJ), Paloma Olivero (RJ)
2.a: Luara Mandelli (PR), Karol Ribeiro (RJ), Kayane Reis (RJ), Luana Paes (RJ)
3.a: Aysha Ratto (RJ), Maya Carpinelli (SC), Julia Duarte (RJ), Luana Reis (SP)
4.a: Laiz Costa (CE), Carol Bastides (SP), Leticia Calleia (RJ)
5.a: Silvana Lima (CE), Jessica Bianca (PR), Natalia Gerena (SP)
6.a: Aurora Ribeiro (SP), Kiany Hyakutake (SC), Lanay Thompson (RJ), Catarina Baragatti (SP)
7.a: Mayara Zampieri (SP), Monik Santos (PE), Yanca Costa (CE), Kauanny Souza (SC)
8.a: Mariana Areno (RJ), Sol Carrion (SP), Gioavanna Arcon (SP)
------------------------------------------------------------------
SOBRE O BRASIL SURFE CLUBE ARETÊ BÚZIOS - O Brasil Surfe Clube Aretê Búzios, localizado no bairro Aretê Buzios, na região da Praia Rasa, será um clube exclusivo e sofisticado, onde surfistas e suas famílias viverão uma experiência imersiva que unirá surfe, natureza, lazer e bem-estar com muito conforto e segurança. Atualmente em construção, o BSC terá início das operações previsto para o segundo semestre de 2026.
Equipado com a tecnologia Endless Surf, o BSC contará com a piscina de ondas mais longa do Hemisfério Sul, capaz de gerar até 700 ondas por hora, com sessões programáveis em altura, potência e velocidade. As ondas poderão chegar a 25 segundos de duração e se dividir em dois picos simultâneos, garantindo performance, diversão e segurança para praticantes de todos os níveis.
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios
O campeão brasileiro caiu para a repescagem, mas venceu duas baterias e vai disputar vaga na decisão do título e da medalha de ouro em El Salvador
O cearense Rafael Venuto fez os recordes da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios e Sunny Pires e Paloma Olivero estreiam com vitórias em casa
Sophia Medina e Laura Raupp avançaram na repescagem com uma dobradinha verde-amarela na sexta-feira e Douglas Silva é o único do time masculino