CBSurf

CBSurf Navegantes Festival já decidiu 4 dos 6 títulos brasileiros do Longboard

Chloé Calmon e Daniel Batista festejaram o tetracampeonato, Daniks Fischer foi tricampeão e Katellyn Oliveira é bicampeã na Confederação Brasileira de Surf

05.09.2025  |  471 visualizações

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MAIS FOTOS DA SEXTA-FEIRA DE LONGBOARD E SUP

Praia Central, Navegantes / SC (Sexta-feira, 5 de setembro) - O CBSurf Navegantes Festival já decidiu 4 dos 6 títulos nacionais de Longboard da Confederação Brasileira de Surf em Navegantes, Santa Catarina. Na sexta-feira de chuva, frio e mar desafiador na Praia Central, a carioca Chloé Calmon festejou o tetracampeonato brasileiro, assim como o pernambucano Daniel Batista no Sub-18. Nesta mesma categoria, Katellyn Oliveira conquistou o bicampeonato e o também paulista Daniks Fischer foi tricampeão na categoria 50+. Quem também comemorou vitórias na sexta-feira, foram os paulistas Guilherme dos Reis e Moah Jessika no SUP Race Longa Distância.

     Daniks Fischer foi campeão invicto na 50+, ganhando as três etapas do Campeonato Brasileiro de Longboard da CBSurf esse ano, em Saquarema (RJ), Estância (SE) e o CBSurf Navegantes Festival. Ele ainda tenta outro título brasileiro na categoria 40+, que será decidido neste sábado. Dois finalistas estão na disputa com ele, o paulista Jonas Lima e o sergipano Robson Fraga. O potiguar Leo Macedo completa esta final 40+. O outro campeão do Longboard que ainda falta ser definido, é o da categoria profissional, que tem 11 concorrentes ao título de 2025.

     No profissional feminino, a carioca Chloé Calmon venceu as duas primeiras etapas deste ano e sua participação no CBSurf Navegantes Festival já confirmava seu quarto título de campeã na Confederação Brasileira de Surf. Chloé já foi duas vezes vice-campeã mundial e se afastou das competições no ano passado, para tratar da saúde mental. Ela retomou a carreira justamente com a vitória na primeira etapa deste ano em Saquarema (RJ). Depois, venceu a segunda em Estância (SE), agora tenta mais uma vitória para coroar o tetracampeonato.

     “Estou muito feliz. Depois de tirar uma pausa das competições, é bom poder estar competindo feliz de novo, aproveitando a plataforma que a CBSurf dá pra gente, com etapas por todo litoral, preparando a gente pros eventos mundiais”, destacou Chloé Calmon. “Daqui eu vou pra etapa do Circuito Mundial lá na Austrália em Bells Beach, então está sendo um ótimo treinamento pra competir no frio lá. O meu foco em todos os eventos, é dar meu melhor e aproveitar meu momento dentro d´água, então estou muito feliz por ganhar mais um título”.

     O próximo desafio da Chloé Calmon será um confronto das últimas campeãs da Confederação Brasileira de Surf. A carioca vai enfrentar a número 1 do ano passado, a paulista Luana Soares, na disputa pela segunda vaga na final do CBSurf Navegantes Festival. Na primeira semifinal, a heptacampeã brasileira Atalanta Batista compete contra uma representante da nova geração do longboard, a paulista Isadora Diniz, de apenas 14 anos de idade.

A PRINCIPAL CATEGORIA DO LONGBOARD TEM ONZE CONCORRENTES AO TÍTULO

     Na categoria Pro masculina, a batalha pelo título brasileiro de 2025 ainda tem 11 concorrentes e todos estão na terceira fase do CBSurf Navegantes Festival. Nesta rodada estreiam os 8 cabeças de chave que estão na briga: o líder do ranking, Rodrigo Sphaier (RJ), o vice Alexandre Escobar (ES), o terceiro colocado, Carlos Bahia (SP), o quarto Leonardo Gimenes (SP), o quinto Daniel Batista (PE), o sétimo Miguel Ferro (RN), o oitavo Jeferson Silva (RJ) e o nono, Wenderson Biludo (SP).

     Os outros três se classificaram na sexta-feira. O número 6 do ranking, Jefson Silva (SP), fez os recordes do dia na categoria Pro, nota 7,67 e 12,54 pontos. Jefson é o atual campeão brasileiro e outro concorrente ao título passou junto com ele, o também paulista Gabriel Moura. O sergipano Lazinho Neto também tem chances e foi o único a vencer duas baterias na sexta-feira. Lazinho foi para a terceira bateria, encabeçada pelo líder Rodrigo Sphaier e por Wenderson Biludo.

DANIKS FISCHER CAMPEÃO BRASILEIRO INVICTO NA 50+ TENTA O TÍTULO DA 40+

     O paulista Daniks Fischer é o único participante do CBSurf Navegantes Festival que está competindo em três categorias do Longboard. Ele já confirmou o tricampeonato na 50+ vencendo as três etapas. A invencibilidade foi garantida na última final disputada na sexta-feira gelada na Praia Central, com Leo Macedo (RN) ficando em segundo lugar, Marcio Costa (PR) em terceiro e Francisco Moura (RN) em quarto. Na decisão do 40+, ele vai enfrentar Robson Fraga (SE), Jonas Lima (SP) e Leo Macedo (RN) de novo. E ainda passou para a terceira fase da categoria profissional na sexta-feira.

     “Essa final (do 50+) foi difícil. Eu tava muito cansado e vi os adversários tirando notas boas nesse mar difícil de varar a arrebentação”, disse Daniks Fischer. “Acho que o título foi um prêmio por tudo o que aconteceu durante o ano. Eu investi em equipamento, tive que fazer várias atividades paralelas e não pude treinar 100% como gostaria, mas Deus me abençoou pra voltar pra casa com o tricampeonato. Ainda ganhei um longboard de prêmio pela vitória na etapa e estou disputando o título da 40+, então só de fazer mais um pódio, já tá legal”.

DANIEL BATISTA TETRACAMPEÃO BRASILEIRO DA CATEGORIA SUB-18

     Se Daniks Fischer é um gigante nas categorias dos competidores com mais de 40 anos, na nova geração já surge um fenômeno chamado Daniel Batista. O pernambucano é filho da heptacampeã brasileira Atalanta Batista e vai seguindo a trajetória de sucesso da mamãe, com um impressionante tetracampeonato na categoria Sub-18. Ele já chegou em Santa Catarina como campeão de 2025, por ter vencido as duas primeiras etapas, em Saquarema (RJ) e Estância (SE). O paulista Hideki Duarte acabou quebrando sua invencibilidade com a vitória no CBSurf Navegantes Festival, mas Daniel Batista comemorou o tetra e está na briga pelo título brasileiro profissional também.

     “Estou muito feliz por ter conseguido mais um título brasileiro. Foi uma final bem difícil contra os três atletas e contra mim também, porque eu entro na água pensando no meu potencial, no que eu posso fazer”, disse Daniel Batista. “Eu estava com a expectativa de ganhar esse campeonato, mas estou bem feliz e focado para as próximas baterias. O Hideki (Duarte) deu o seu melhor na bateria e conseguiu ganhar com raça, perseverança, então parabenizo ele pela vitória. Mas, estou feliz pelo meu quarto título e quero agradecer minha mãe, minha família, meus patrocinadores e a Prefeitura do Ipojuca e o Governo do Estado de Pernambuco por todo apoio”.

VITÓRIA DE HIDEKI DUARTE NO SUB-18 COM OS RECORDES DA CATEGORIA

     O paulista Hideki Duarte também ficou muito feliz pela vitória no CBSurf Navegantes Festival. Ele bateu todos os recordes da categoria Sub-18 nas três etapas deste ano, com a nota 7,17 da sua melhor apresentação nas ondas da Praia Central e os 12,67 pontos que totalizou. O tetracampeão Daniel Batista ficou em segundo lugar com 8,87 pontos, com o cearense Raone Caleb em terceiro com 6,47 e o paulista Arthur Silva em quarto com 5,04 pontos. A categoria Sub-18 só teve quatro participantes nesta última etapa, então só foi realizada a grande final.

     “O Daniel (Batista) pode ter levado o título, mas a vitória eu consegui e eu tava treinando muito para isso”, disse Hideki Duarte. “A gente vai cada vez mais buscando a evolução e uma hora começa a conquistar títulos também né. É a primeira vez que surfei nesse mar, achei um pouco difícil, mas foi gostoso e me senti meio que em casa, bem tranquilo dentro do ambiente. Foi muito satisfatório pra mim o campeonato e estou feliz pela vitória”.

KATELLYN OLIVEIRA CONQUISTA O BICAMPEONATO SUB-18 COM APENAS 16 ANOS

     Na categoria Sub-18 feminina, as duas concorrentes ao título só têm 16 anos de idade ainda. A potiguar Angelina Robles chegou em Santa Catarina liderando o ranking e garantiria a primeira posição com um segundo lugar na final do CBSurf Navegantes Festival. Mas, a cearense Jamille Araujo surpreendeu e chegou a ficar na frente, até a paulista Katellyn Oliveira conseguir a vitória nos minutos finais. A surfista de Caraguatatuba foi campeã Sub-18 pela primeira vez em 2022, com 12 anos apenas. Agora conseguiu seu segundo título, porque Jamille Araujo ficou em segundo lugar e Angelina Robles em terceiro, à frente só da paulista Isadora Diniz.

     “Tava eu e a Angelina (Robles) numa disputa bem acirrada, ela liderando e eu um pouquinho abaixo, mas, treinando em casa, falei a mim mesma que tinha que ganhar pra ser bicampeã brasileira”, contou Katellyn Oliveira. “Eu tava bem desesperada aqui, porque não tinha treinado nesse mar ainda. Quando eu cheguei, fui lá pro Gravatá (outra praia), porque ontem o mar estava enorme aqui e não conseguia varar a arrebentação. Hoje foi a primeira vez que surfei aqui e não conseguia achar o canal pra varar. Fiquei desesperada, mas quando eu achei, agradeci a Deus por já ter dado o primeiro passo, então foi só surfar e, nossa, estou bem feliz que ganhei”.

SUP RACE LONGA DISTÂNCIA DISPUTADA NO MAR AGITADO COM VENTO SUL FORTE

     Outra atração na sexta-feira foi a disputa da categoria Longa Distância do Stand Up Paddle. Ela foi realizada no mar agitado da Praia Central, debaixo de chuva e vento sul forte, para dificultar ainda mais. O percurso do SUP Race Longa Distância foi de 8 Km, largando dos molhes do rio Itajaí-Açu e dar a volta na boia localizada em frente à Praça Central, repetindo o trajeto até os molhes e voltar, saindo do mar na frente da arena do CBSurf Navegantes Festival. Os paulistas Guilherme dos Reis e a Jessika Moah completaram a corrida em primeiro e foram campeões do SUP Race Longa Distância.

     “O mar tá bem complicado. Daqui não dá pra ver tanto, mas é uma prova de 8 Km, a gente pegou trechos contra o vento, trechos a favor do vento e vento lateral também, que é muito complicado”, destacou Moah, que já tinha cinco títulos brasileiros no currículo. “Nós alternamos bastante as posições. Eu comecei liderando, caí umas seis vezes da prancha, me ultrapassaram, caí pra terceiro, mas dei a volta por cima no contravento ali com bastante força e acabou dando certo. Venci essa etapa e me tornei campeã brasileira de Longa Distância de 2025”.

     Guilherme dos Reis também contou como foi a prova nas condições adversas da sexta-feira em Navegantes: “Foi uma prova realmente bem dura. A gente saiu lá dos Molhes com uma corrente a favor, depois tivemos que fazer duas voltas aqui perto do evento, então peguei bastante vento lateral, mas a gente treinou pra isso. Estou muito feliz de vir aqui participar desse evento da CBSurf, um evento muito grande, com atletas do surf, longboard e SUP, então obrigado a todos os organizadores e meus patrocinadores, porque sem eles, eu não estaria aqui”.

     O CBSurf Navegantes Festival 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Catarinense de Surf e Associação Navegantes Surf Clube. A decisão dos títulos brasileiros do Master, Longboard e Stand Up Paddle, acontece com patrocínio da Prefeitura de Navegantes através da Fundação Municipal de Esporte (FME) e apoio de Marco Surf Boards, Supermercados Koch, JISK, parafina Fu-Wax, MB Marketing & Eventos, Sinergia, Sim.Digital e transmissão ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

João Carvalho - (48) 999-882-986

jbcsurfnews@hotmail.com

Mais informações no site www.cbsurf.org.br

Siga as mídias sociais da CBSurf:

Instagram: @cbsurfoficial

Canal do YouTube: CBSurfPLAY

------------------------------------------------------------------

CATEGORIA LONGBOARD DO CBSURF NAVEGANTES FESTIVAL:

BATERIAS QUE ABREM O SÁBADO NA PRAIA CENTRAL:

PRO MASCULINO - SEGUNDA FASE - 3.o=17.o lugar (400 pts) e 4.o=21.o lugar (380 pts):

-------as 3 primeiras baterias fecharam a sexta-feira

4.a: Hideki Duarte (SP), Robson Fraga (SE), Dudukisso (SP), Thiago Tisse (SC)

PRO MASCULINO - TERCEIRA FASE - entrada dos 8 cabeças de chave:

---------3.o=7.o lugar (555 pontos) e 4.o=10.o lugar (488 pontos)

1.a: Carlos Bahia (SP) e Miguel Ferro (RN), João Silva (RN), Gabriel Moura (SP)

2.a: Alexandre Escobar (ES) e Jeferson Silva (RJ), Jefson Silva (SP), Daniks Fischer (SP)

3.a: Rodrigo Sphaier (RJ) e Wenderson Biludo (SP), Lazinho Neto (SE), 2.o da 4.a bateria

4.a: Leonardo Gimenes (SP) e Daniel Batista (PE), Romoaldo Nascimento (PE), 1.o da 4.a

PRO FEMININO - SEMIFINAIS - 3.o lugar com R$ 5.500 e 730 pontos:

1.a: Atalanta Batista (PE) x Isadora Diniz (SP)

2.a: Chloe Calmon (RJ) x Luana Soares (SP)

DECISÃO DO TÍTULO 40+:

Daniks Fischer (SP), Robson Fraga (SE), Jonas Lima (SP) e Leo Macedo (RN)

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA PRAIA CENTRAL:

PRO MASCULINO - SEGUNDA FASE - 3.o=17.o lugar (400 pts) e 4.o=21.o lugar (380 pts):

1.a: 1-João Silva (RN, 2-Daniks Fischer (SP), 3-Gabriel Aguirre (RN), 4-Marcelo Barbosa (SC)

2.a: 1-Jefson Silva (SP), 2-Gabriel Moura (SP), 3-Jonas Lima (SP), 4-Alison Cesar (SP)

3.a: 1-Lazinho Neto (SE), 2-Romoaldo Nascimento (PE), 3-Wellington Reis (SP), 4-Luciano Botelho Lulux (SC)

PRO MASCULINO - PRIMEIRA FASE - 3.o=25.o lugar com 360 pontos:

1.a: João Silva (RN) e Jefson Silva (SP) avançaram sem competir

2.a: Jonas Lima (SP) e Marcelo Barbosa (SC) avançaram sem competir

3.a: Daniks Fischer (SP) e Alison Cesar (SP) avançaram sem competir

4.a: Gabriel Moura (SP) e Gabriel Aguirre (RN) avançaram sem competir

5.a: 1-Lazinho Neto (SE), 2-Robson Fraga (SE), 3-Emanuel Jorge (SC)

6.a: Hideki Duarte (SP) e Luciano Botelho Lulux (SC) avançaram sem competir

7.a: Wellington Reis (SP) e Thiago Tisse (SC) avançaram sem competir

8.a: Dudukisso (SP) e Romoaldo Nascimento (PE) avançaram sem competir

PRO FEMININO - SEGUNDA FASE - 1.a e 2.a avançam para as semifinais:

---------3.a=5.o lugar (610 pontos) e 4.a=7.o lugar (555 pontos)

1.a: 1-Atalanta Batista (PE), 2-Chloe Calmon (RJ), 3-Rayane Amaral (RJ), 4-Katellyn Oliveira (SP)

2.a: 1-Luana Soares (SP), 2-Isadora Diniz (SP), 3-Angelina Robles (RN), 4-Jamille Araujo (CE)

PRO FEMININO - PRIMEIRA FASE - 3.a=9.o lugar (500 pts) e 4.a=13.o lugar (450 pts):

1.a: 1-Atalanta Batista (PE), 2-Angelina Robles (RN), 3-Gabi Sztamfater (SP), 4-Kaylane Souza (SP)

2.a: 1-Luana Soares (SP), 2-Rayane Amaral (RJ), 3-Eva Marla Rodrigues (PE)

3.a: 1-Chloe Calmon (RJ), 2-Isadora Diniz (SP), w.o-Aline Adisaka (SP)

4.a: 1-Jamille Araujo (CE), 2-Katellyn Oliveira (SP), 3-Julia Vianna (RJ), 4-Evelin Neves (RJ)

SUB-18 - DECISÃO DO TÍTULO MASCULINO:

1.o lugar: Hideki Duarte (SP) com 12,67 pontos

2.o e Tetracampeão brasileiro: Daniel Batista (PE) com 8,87 pontos

3.o lugar: Raone Caleb (CE) com 6,47 pontos

4.o lugar: Arthur Silva (SP) com 5,04 pontos

SUB-18 - DECISÃO DO TÍTULO FEMININO:

Bicampeã brasileira: Katellyn Oliveira (SP) por 2,57 pontos

2.o lugar: Jamille Araujo (CE) com 2,03 pontos

3.o lugar: Angelina Robles (RN) com 1,70 pontos

4.o lugar: Isadora Diniz (SP) com 0,60 pontos

SUB-18 FEMININO - PRIMEIRA FASE - 3.a=5.o lugar com 610 pontos:

1.a: Katellyn Oliveira (SP) e Jamille Araujo (CE) avançaram sem precisar competir

2.a: 1-Angelina Robles (RN), 2-Isadora Diniz (SP), 3-Maya Canonico (SP)

40+ - SEMIFINAIS - 3.o=5.o lugar com 610 pontos:

1.a: 1-Leo Macedo (RN), 2-Jonas Lima (SP), 3-Luciano Botelho Lulux (SC)

2.a: 1-Robson Fraga (SE), 2-Daniks Fischer (SP), 3-Paulo Sefton (SC)

40+ - PRIMEIRA FASE - 1.o e 2.o avançam para as semifinais:

---------3.o=7.o lugar (555 pontos) e 4.o=10.o lugar (488 pontos)

1.a: 1-Jonas Lima (SP), 2-Robson Fraga (SE), 3-Carlos Fernandes (SP)

2.a: 1-Daniks Fischer (SP), 2-Leo Macedo (RN), 3-Carlos Diniz (SP)

3.a: 1-Luciano Botelho Lulux (SC), 2-Paulo Sefton (SC), 3-Marcio Costa (PR), 4-Junior Manteiga (PB)

50+ - DECISÃO DO TÍTULO:

Tricampeão brasileiro: Daniks Fischer (SP) por 8,20 pontos

2.o lugar: Leo Macedo (RN) com 7,40 pontos

3.o lugar: Marcio Costa (PR) com 3,47 pontos

4.o lugar: Francisco Moura (RN) com 1,76 pontos

50+ - SEMIFINAIS - 3.o=5.o lugar com 610 pontos:

1.a: 1-Leo Macedo (RN), 2-Marcio Costa (PR), 3-Paulo Sefton (SC)

2.a: 1-Daniks Fischer (SP), 2-Francisco Moura (RN), 3-Ewandro Balalai (BA)

50+ - PRIMEIRA FASE - 1.o e 2.o avançam para as semifinais:

---------3.o=7.o lugar (555 pontos) e 4.o=10.o lugar (488 pontos)

1.a: 1-Marcio Costa (PR), 2-Ewandro Ballalai (BA), 3-Mauricio Raul (RJ)

2.a: 1-Daniks Fischer (SP), 2-Leo Macedo (RN), w.o-Fabiano Malavasi (SP)

3.a: 1-Paulo Sefton (SC), 2-Francico Moura (RN), 3-Carlos Fernandes (SP)

------------------------------------------------------------------

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.

Leia também...
07.09.2025

Nas categorias principais, Carlos Bahia festejou o penta no Longboard, Luiz Diniz e Gabi Sztamfater ganharam no SUP Surf e Guilherme dos Reis e Moah no SUP Race

06.09.2025

No sábado Robson Fraga foi campeão do Longboard 40+, Michel Jonas do SUP Surf 40+, Pedro Veiga do SUP Surf Sub-18 e Diego Azevedo venceu o Kneeboard

04.09.2025

O baiano conquistou o pentacampeonato brasileiro e a paranaense festejou seu primeiro título na prova de velocidade realizada nos molhes do Rio Itajaí-Açu

04.09.2025

A Praia do Borete em Porto de Galinhas no município de Ipojuca vai sediar o Campeonato de PARASURF da Confederação Brasileira de Surf pela terceira vez