CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MAIS FOTOS DO PARASURF
Florianópolis / SC (Quinta-feira, 4 de setembro de 2025) - As inscrições já estão abertas para um dos eventos mais especiais da Confederação Brasileira de Surf, o JISK apresenta CBSurf PARASURF Seletiva Mundial ISA 2025 na Alameda do Surf na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, município de Ipojuca, em Pernambuco. Em 2022, quando Teco Padaratz assumiu a presidência da entidade máxima do surf no Brasil, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de PARASURF, que vem acontecendo a cada ano. A competição será disputada entre os dias 2 e 5 de outubro e vale como seletiva para o Mundial de PARASURF da ISA (International Surfing Association).
“É com muita satisfação que realizamos uma das maiores competições de PARASURF no mundo”, destaca o presidente da CBSurf, Teco Padaratz. “Somos uma potência nessa modalidade internacionalmente e isso é fruto do empenho e dedicação que a CBSurf coloca e também das fortes parcerias com os governos Municipal, Estadual e Federal. Nossos atletas são ídolos aqui e mundo afora e eles merecem a melhor estrutura de competição possível. É nisso que focamos”.
O PARASURF vem ganhando destaque com a realização de eventos como o JISK apresenta CBSurf PARASURF Seletiva Mundial ISA 2025, incentivando o crescimento da modalidade que já apresenta uma geração incrível de talentosos atletas conquistando títulos mundiais. Além da competição, a CBSurf busca promover no Circuito Brasileiro de PARASURF, o ecossistema do esporte nacional baseado no tripé: valorização dos atletas, geração de novos ídolos e atração de mais fãs.
“Nesse evento em Pernambuco, a estrutura que a CBSurf monta é muito maior até do que a do Mundial da ISA”, destaca o diretor executivo da CBSurf, Geraldo Cavalcanti. “É uma estrutura que ninguém no mundo faz para o PARASURF, com excelência, atendimento impecável a todos os participantes, transmissão ao vivo. A estrutura é no nível de um grande evento, como do Campeonato Brasileiro de Surf, tudo feito com muita atenção e carinho para receber os atletas que certamente inspiram muitas pessoas e engrandecem nosso trabalho à frente da Confederação Brasileira de Surf”.
O dirigente reforça que é a terceira vez que o Campeonato Brasileiro de PARASURF acontece em Ipojuca, com apoio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte do Governo Federal, através do secretário Fábio Augusto Lima de Araújo. O evento conta também com a parceria do Governo do Estado de Pernambuco, representado por Ivete Lacerda da Secretaria de Esportes. E as três edições acontecem em Porto de Galinhas, graças ao importante suporte da Prefeitura de Ipojuca, com apoio constante de Deri Costa, da Secretaria Especial de Esportes.
A inscrição no JISK apresenta CBSurf PARASURF Seletiva Mundial ISA 2025 é gratuita para os filiados na CBSurf. O prazo das inscrições vai até o dia 15 de setembro e tem que ser realizada via plataforma SGE BIGMIDIA com controle de IDs. A CBSurf alerta que não aceita inscrições após o dia 15 de setembro e a expectativa é que o limite de participantes seja esgotado rapidamente em todas as categorias. A disputa dos títulos brasileiros e pelas vagas no Mundial da ISA, será travada nas ondas da Praia do Borete, de 2 a 5 de outubro em Ipojuca.
CAMPEÕES BRASILEIROS DE PARASURF DE 2024 COROADOS EM PERNAMBUCO
Entre os campeões brasileiros do ano passado, estão os pernambucanos Roberto Pino e Lara Pino, que ganharam os títulos na modalidade PS-S1. Na PS-S2, os campeões foram o catarinense Rafael Lueders e a paulista Malu Mendes, com o capixaba Icaro Lasas e a cearense Rochele Silva levando os canecos na PS-S3. Os catarinenses João Energia e Vera Quaresma venceram no PS-Kneel, o paraibano Cleuson Soares e a catarinense Maria do Sol ganharam no PS-Prone 1 e no PS-Prone 2 os cariocas Davi Aguiar e Monique Oliveira.
Quem também festejou títulos brasileiros em 2024, foram os catarinenses Figue Diel e Ingrid Medina no PS VI-1, o paulista Miguel Flavio e a catarinense Mariana Busnello no PS VI-2. Nas modalidades incluídas pela CBSurf que não fazem parte do Mundial da ISA, o carioca Gabriel Paiva e a paulista Jade Lie foram campeões na categoria Down, o carioca Thiago Gama e a cearense Ana Cordeiro na Autismo, a capixaba Aline Lopes na Surdez e o carioca Kauã Caldas na categoria Inclusivo.
PARASURF BRASILEIRO COLECIONANDO TÍTULOS MUNDIAIS NA ISA
A International Surfing Association (ISA) é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), como a entidade oficial do PARASURF e a primeira competição mundial foi realizada em 2015. Desde então, a ISA vem incentivando seus países membros, a promover campeonatos de PARASURF para selecionar equipes. E a nova gestão da CBSurf com Teco Padaratz na presidência, vem fazendo isso com muita atenção. O resultado é que o Brasil vem colecionando títulos mundiais nas diversas classes funcionais e visuais do PARASURF nos últimos anos.
Entre eles, o grande destaque é Felipe “Kizu” com 7 títulos mundiais na sua modalidade. Tem também o Alcino Pirata tetracampeão, os tricampeões Figue Diel e Davi Teixeira, o Davizinho, os bicampeões Roberto Pino, Rafael Lueders, Mark Richards e Henrique Saraiva. Ainda tem mais brasileiros que festejaram títulos mundiais e devem participar do JISK apresenta CBSurf PARASURF Seletiva Mundial ISA 2025 em Ipojuca, como Luciano “Nem” Silveira e Henrique Saraiva.
JISK apresenta CBSurf PARASURF Seletiva Mundial ISA 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf e será realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipojuca através da Secretaria Especial de Esportes, do Governo do Estado de Pernambuco pela Secretaria de Esportes, do Ministério do Esporte do Governo Federal e apoio da UNINASSAU, Federação Pernambucana de Surf, Monster Energy, Rodas da Liberdade, Surfland Brasil, parafinas Fu-Wax, Pousada Maresia e Atual Proteção Veicular. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
CAMPEÕES BRASILEIROS DO CBSURF PARASURF 2024:
PS-S1: ROBERTO PINO (PE) e LARA PINO (PE)
PS-S2: RAFAEL LUEDERS (SC) e MALU MENDES (SP)
PS-S3: ICARO LASAS (ES) e ROCHELE SILVA (CE)
PS-Kneel: JOÃO ENERGIA (SC) e VERA QUARESMA (SC)
PS-Prone 1: CLEUSON SOARES (PB) e MARIA DO SOL (SC)
PS-Prone 2: DAVI AGUIAR (RJ) e MONIQUE OLIVEIRA (RJ)
PS VI-1: FIGUE DIEL (SC) e INGRID MEDINA (SC)
PS VI-2: MIGUEL FLAVIO (SP) e MARIANA BUSNELLO (SC)
Down: GABRIEL PAIVA (RJ) e JADE LIE (SP)
Autismo: THIAGO GAMA (RJ) e ANA CORDEIRO (CE)
Surdez: ALINE LOPES (ES)
Inclusivo: KAUÃ CALDAS (RJ)
MODALIDADES E CLASSES ESPORTIVAS DO PARASURF NA ISA E CBSURF
PS-S1: atletas com deficiência na parte superior do corpo ou baixa estatura que surfam em pé
PS-S2: atletas com comprometimento da parte inferior abaixo do joelho que surfam em pé
PS-S3: atletas com comprometimento da parte inferior acima do joelho que surfam em pé
PS-Sit: surfam sentados sem precisar de assistência remando e voltando para a prancha
PS-Kneel: surfam de joelhos ou sentados
PS-Prone 1: surfam em decúbito ventral
PS-Prone 2: surfam em decúbito ventral precisando de ajuda para remar
PS VI-1: surfistas com deficiência visual com cegueira total
PS VI-2: surfistas com deficiência visual com cegueira parcial
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
O baiano conquistou o pentacampeonato brasileiro e a paranaense festejou seu primeiro título na prova de velocidade realizada nos molhes do Rio Itajaí-Açu
Gouveia foi o campeão da categoria 50+, Paulo Falcon venceu a final da 60+ e Jeff Toco ganhou a 40+ batendo todos os recordes do Campeonato Brasileiro Master 2025
O cearense foi consagrado campeão da categoria 40+ com as derrotas dos seus três concorrentes e os títulos do 50+ e 60+ serão decididos nesta quarta-feira
O cearense Angelino Santos fez os recordes do dia na Praia Central, onde serão decididos os títulos brasileiros da categoria Master, do Longboard e do Stand Up Paddle