Florianópolis / SC (Sexta-feira, 29 de agosto de 2025) - A Vila de Regência já se prepara para receber o primeiro campeonato da Confederação Brasileira de Surf em uma das melhores ondas do Brasil, no município de Linhares, Espírito Santo. Regência é uma das quatro praias a ganhar o título de “Reserva Nacional de Surf” e vai estrear no calendário da CBSurf, com o JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro nos dias 18 a 21 de setembro. A expectativa é grande na região, para Regência mostrar toda a sua qualidade e os competidores poderem surfar essa onda icônica do litoral norte capixaba, somente com mais três pessoas no mar.
“Regência pode proporcionar ondas de alto nível e a probabilidade de nós acertarmos em setembro, é muito grande”, prevê Alberto Muniz, presidente da Federação de Surf do Espírito Santo (FESURF), mais conhecido por Manga Rosa. “Nós vamos estar praticamente numa Lua Nova, com variação de maré grande, então a chance é boa de dar altas ondas. Nem digo de mar grande, mas de mar perfeito. Isso sim é o que nós queremos. Se der de 3 a 5 pés mesmo, lindo, do jeito que a gente já está acostumado a ver, vai ser um evento pra dar uma revolucionada aí”.
São as famosas ondas perfeitas, esquerdas tubulares de Regência, que surfistas de todo Brasil poderão pegar e somar pontos na reta final da temporada 2025. O CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro é a sexta das oito etapas do ano e vale 5.000 pontos nos rankings que indicam 8 homens e 4 mulheres para a elite nacional de 2026. O campeonato inédito em Regência, vai acontecer nos dias 18 a 21 de setembro e as inscrições seguem abertas para as competições masculina e feminina. É a grande chance para muitos surfistas conhecerem essa onda tão famosa de perto.
“Há pouco tempo, a praia de Regência foi reconhecida como Reserva Nacional de Surf e sediar uma etapa nacional, é um sonho para nós”, exalta Vandir Nunes, Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Linhares. “Com certeza, será um divisor de águas para o desenvolvimento do Balneário de Regência, que é conhecido por suas ondas mágicas. A Taça Brasil trará visibilidade, movimentará a economia local, difusão cultural, entretenimento, lazer e o desenvolvimento do esporte no município de Linhares”.
A Praia de Regência fica na Vila de Regência, ou Regência Augusta, um pequeno distrito distante 51 Km do centro da cidade de Linhares, no litoral norte do Espírito Santo. É, certamente, uma das melhores ondas do Brasil, formando tubos perfeitos e longas paredes para manobras de borda. A praia é localizada na foz do Rio Doce, em uma Área de Proteção Permanente (APP), a Reserva Biológica de Comboios, onde existe uma Base de Proteção de Tartarugas Marinhas.
O JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro é uma realização da Federação de Surf do Espírito Santo (FESURF) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e suporte da Associação de Surf de Linhares (ASL) e Associação de Surf de Regência (ASR). Esta sexta etapa da Taça Brasil 2025 vai acontecer com patrocínio de Monster Energy, B2 You, Sítio Belas Ondas e apoio da Prefeitura Municipal de Linhares, ICMBio, Subtil SS Surfwear, Vila Surf Shop, Bem Natural, Hortifruti, Calango Offroad, Natura Avon, Sal Marinho, Regência Mel de Cacau, AVA Sem Limites, Apolo Eyewear, Surf Guru e Fascinium Cervejaria. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
CBSURF ESTREANDO ETAPAS NAS RESERVAS NACIONAIS DE SURF EM 2025
Regência é uma das quatro praias a receber o título de “Reserva Nacional de Surf” e integrar a “Rede Brasileira de Reservas de Surf”. O processo de seleção é realizado por duas organizações civis ambientais, “Instituto Aprender Ecologia” e “Conservação Internacional (CI-Brasil)”. Os critérios de análise abordam quatro quesitos: qualidade das ondas; características socioecológicas do ecossistema do surfe; cultura, história, desenvolvimento do esporte no local; e engajamento da comunidade na preservação ambiental.
“É de grande relevância, o fato de Regência ter se transformado uma Reserva Nacional de Surf”, destaca o presidente da FESURF, Alberto Muniz. “Quem vier para cá, vai conhecer um lugar legal, muito tranquilo, uma vila realmente de pescadores e Regência pode oferecer muita coisa boa. Aqui tá todo mundo querendo, apostando, desejando esse evento. Não só a comunidade local, mas todo o Espírito Santo, do surfe capixaba, está nessa expectativa, querendo muito. Na era da CBSurf, é a primeira vez que vai ter um evento nacional em Regência, então tá todo mundo delirando”.
Regência é a segunda Reserva Nacional de Surf a estrear no calendário da Confederação Brasileira de Surf esse ano. A primeira foi a Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, que recebeu a terceira etapa da Taça Brasil no mês de julho. E a batalha final pelas vagas para a elite nacional dos Top-22 e das Top-11 de 2026, será na “Reserva Mundial de Surf” da Guarda do Embaú, de 27 de outubro a 2 de novembro na praia mais famosa da cidade de Palhoça, em Santa Catarina.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
O baiano conquistou o pentacampeonato brasileiro e a paranaense festejou seu primeiro título na prova de velocidade realizada nos molhes do Rio Itajaí-Açu
A Praia do Borete em Porto de Galinhas no município de Ipojuca vai sediar o Campeonato de PARASURF da Confederação Brasileira de Surf pela terceira vez
Gouveia foi o campeão da categoria 50+, Paulo Falcon venceu a final da 60+ e Jeff Toco ganhou a 40+ batendo todos os recordes do Campeonato Brasileiro Master 2025
O cearense foi consagrado campeão da categoria 40+ com as derrotas dos seus três concorrentes e os títulos do 50+ e 60+ serão decididos nesta quarta-feira